‘Imagens’ Forte da vera cruz em Rosário

O Forte da Vera Cruz do Itapecuru, também conhecido como Forte do Calvário, localizava-se na margem esquerda da foz do rio Itapecuru, antiga Calvário do Itapecuru, hoje município de Rosário, no litoral do estado brasileiro do Maranhão.

Rosário é o quarto município mais antigo do estado do Maranhão. É conhecido por ser a terra onde nasceu o Boi de Orquestra e o Bloco das Carroças. Situa-se a 60 km da capital do estado e possui uma área de 685,036 km² sendo que sua população estimada em 2016 era de 42.016 habitantes. É cortado ao meio pelo Rio Itapecuru que em seguida tem sua foz na Baia do Arraial.

Rosário foi fundada como Itapecuru-Grande, pelo português Bento Maciel Parente, durante a construção do Forte do Calvário em 1620, este erguido para defesa contra os ataques indígenas, que embaraçavam o cultivo da cana-de-açúcar. Recebeu status de vila pela Resolução de 19 de abril de 1833 e pela lei provincial nº 7 de 29 de abril de 1835. Foi elevado à município republicano pela lei estadual nº 654 de 6 de abril de 1915.

As ruínas do forte, de propriedade do município de Rosário, encontram-se tombadas pelo decreto estadual nº 11.588 de 12 de Outubro de 1990, publicado em Diário Oficial em 24 do mesmo mês (inscrição nº 47 no Livro de Tombo Estadual, fl. 10, em 29 de Novembro de 1990). Projetava-se, à época, a sua restauração e requalificação como espaço museológico municipal, o que não ocorreu, permanecendo as ruínas em condições precárias, encobertas pela mata, acedidas por estrada carroçal.

Em 2009 foram iniciados entendimentos entre a Prefeitura Municipal de Rosário e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) visando o tombamento das ruínas como patrimônio nacional. Para esse fim, foram iniciadas visitas preliminares de avaliação por técnicos daquele instituto. A municipalidade pretende a recuperação e requalificação do sítio do forte com finalidades turísticas.

Imagens feitas pelo editor deste site, Wallace Braga.

Confira os registros abaixo:

Deixe uma resposta