
O programa ID Jovem foi lançado na manhã da última sexta-feira (01) na Câmara Municipal de Timon, durante audiência pública com centenas de jovens no Plenário José Ribamar Elouf.
Estavam presentes o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho; o deputado estadual Edilázio Júnior (PV); o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Uilma Resende (PDT); o primeiro-secretário da casa, vereador Felipe Andrade; a vereadora Professora Socorro (PMDB); o coordenador municipal de Juventude, Rafael Plentitude; o assessor especial da Presidência da República, Setimo Waquim; Valber Neto, representante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve); o representante do Procon Daniel Coimbra, diversos vereadores e autoridades de municípios vizinhos.

Timon tem 20 mil jovens aptos a emitir a ID Jovem, documento que dá acesso a passagens interestaduais gratuitas e meia entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos. “A ID Jovem faz com que muitos jovens tenham acesso a mobilidade, cultura e lazer. Muitos jovens carentes nunca foram ao cinema e agora podem ir pagando meia-entrada”, destacou Assis Filho. “Eu mesmo só fui ao cinema a primeira vez quando completei 27 anos”.

Com o propósito de gerenciar os objetivos de programa em Timon, a Câmara aprovou a criação do Comitê Municipal de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem-ID Jovem, que atuará no acompanhamento da estratégia e dos objetivos do programa de identidade jovem no município. O secretário nacional de Juventude ressaltou que “ a participação do Procon e do Ministério Público é muito importante na fiscalização, para fazer com que o programa efetivamente funcione”.
O conselheiro nacional de juventude Valber Neto fez uma palestra sobre o funcionamento da ID Jovem, da emissão até o momento de sua efetiva utilização, explicando formas de denunciar ao Proncon e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), caso o documento seja recusado. “Não há limite de passagens por mês. Havendo disponibilidade, a empresa tem que oferecer o benefício”, esclareceu Valber.

Rafael Plentitude listou os programas existentes no município para a juventude e anunciou que “o município este preparado para aderir ao Estação Juventude 2.0 e estabelecer várias outras parcerias com o governo federal”. As inscrições para estados e municípios se inscreverem vão até o dia 10 de setembro.
O Estação Juventude 2.0 oferece ambiente acolhedor para atividades culturais, troca de informações e serviços que lhes propiciem inclusão, autonomia e emancipação.A propositura da audiência pública foi da vereadora Professora Socorro (PMDB), que destaca de suma importância a instalação do programa em Timon como forma de auxiliar as famílias carentes atendendo jovens com benefícios que os pais nãos têm necessidades de oferecer a eles devido às condições financeiros.
Com o benefício da meia passagem para viagens, por exemplo, o jovem pode se deslocar a outros centros em busca de oportunidades de emprego ou de estudos e com a meia entrada em eventos eles podem se inserir no mundo da cultura e dos esportes, ressaltou a vereadora.
