Prefeitura de São Luís intensifica fiscalização em frota do transporte urbano da capital

A frota do transporte urbano da capital será fiscalizada nesta segunda-feira (1º). A vistoria é iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), e tem como objetivo impedir que veículos sem elevadores de acessibilidade ou que não estejam funcionando sejam colocados nas ruas.

16468_16327_prefeito_entrega_onibus_110315_foto_baeta32

As equipes da SMTT vão se concentrar no ponto final dos coletivos para execução da vistoria. “Não vamos permitir que os ônibus circulem sem o elevador funcionando”, afirmou o titular da SMTT, Canindé Barros. Em caso de identificação de irregularidade ou problema no funcionamento do elevador, o veículo será apreendido e a empresa, que será multada, vai ter 15 dias para realizar a adequação.

As fiscalizações da frota são realizadas de forma regular, semestralmente, pela SMTT. Na última semana, uma empresa foi multada por descumprimento das condições exigidas para a prestação do serviço contratado pela Prefeitura de São Luís. O veículo foi vistoriado pela órgão municipal e constatado o problema, houve a apreensão. “O ônibus está no pátio da SMTT até que a empresa realize a adequação no equipamento do elevador”, disse Canindé Barros.

MELHORIAS – Desde o início da gestão do prefeito Edivaldo estão sendo realizadas ações importantes de melhorias no transporte urbano da capital, entre elas, a modernização do sistema, com a implantação de GPS, Biometria Facial e Recarga Embarca, medidas que permitiram o combate à fraude e a implantação e benefício como o Bilhete Único. Além disso, do início de 2013 até agora, a gestão contabiliza a aquisição de 371 novos ônibus, todos adaptados com elevadores para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de mobilidade. Esse total representa uma renovação de mais de 40% a frota. Este pacote de medidas, que garantiram a melhoria no sistema de transporte tem sua culminância com o processo de licitação, que está em andamento. “A licitação vai permitir dinamizar o sistema e poderemos cobrar dos prestadores deste serviço o cumprimento das regras, deveres e obrigações que estarão no contrato”, disse Barros.

O titular da SMTT enfatizou a importância da licitação.  “Vamos resolver problemas históricos do transporte público, que se arrastavam por anos”, disse Canindé Barros. É exigência da licitação, entre outros, que as empresas garantam acessibilidade na totalidade da frota, além do uso de veículos em perfeito estado de conservação. O sistema de transporte público de São Luís conta com 874 ônibus e, do início de 2013 até agora, o percentual de ônibus adaptados com elevadores, que era de 50%, subiu para 79% da frota. Os coletivos circulam divididos em 168 linhas atendendo mais de 760 mil usuários.

LICITAÇÃO – O processo de licitação do sistema de transporte coletivo avança na capital. O processo contou com expressiva participação popular nas audiências públicas. O resultado destas discussões estão sob a análise da equipe técnica da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Comissão Permanente de Licitação (CPL), em conjunto com a empresa responsável pela consultoria.

16468_16432_audiencia_publica_sobre_transporte_publico_fiema_200116_fotobaeta1

A próxima etapa ocorre após 15 dias úteis da audiência – segundo determina a Lei de Licitação nº 8.666 – com a divulgação do edital e abertura oficial do processo licitatório. A última audiência foi realizada sexta-feira (20) deste mês, portanto, a licitação está prevista para iniciar dia 15 de fevereiro. Nesta etapa, as empresas candidatas poderão se inscrever e terão prazo de 45 dias para se adequar às exigências do documento e se habilitarem à concorrência pública. A SMTT coordenou todo o trâmite para a realização das audiências.

Deixe uma resposta