Prefeitura promove aula prática do Programa Oportunizar

Capacitar jovens com deficiência matriculados na rede municipal de ensino através de cursos de iniciação profissional. É este o propósito do Programa Oportunizar, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na tarde desta quarta-feira (11) estudantes do curso de Agente de Limpeza e Conservação, ministrado através do programa, participaram de uma aula prática na Avenida Litorânea. A oportunidade serviu para exercitar os conceitos apreendidos sobre coleta seletiva.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, reforçou que o Programa Oportunizar é uma expressão clara da determinação do prefeito Edivaldo para a área da Educação Inclusiva, promovendo capacitação e estimulando o desenvolvimento das competências dos estudantes jovens e adultos com deficiência.

“Trata-se de um programa que faz jus ao seu nome. Por meio desta iniciativa, buscamos estimular a integração social e a ocupação de postos de trabalho, desenvolver habilidades e dar igualdade e dignidade aos nossos estudantes com deficiência”, disse o titular da Semed.

Além do curso de Agente de Conservação e Limpeza, ao longo da atual gestão o programa já ofereceu qualificação nas áreas de Auxiliar de Cozinha, Operador de Micro, Camareiro, Agente de Meio Ambiente e Pintor de Obras Imobiliárias, entre outros. As aulas são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a parte teórica dos cursos é ministrada na sala de qualificação profissional da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, no bairro da Alemanha.

APRENDIZADO – A atividade desta semana é parte de um conjunto de aulas práticas para trabalhar conceitos como coleta seletiva e materiais perecíveis e não perecíveis. Como parte das atividades do curso, os estudantes já visitaram, na última semana, o Centro Histórico de São Luís, para uma aula sobre Conservação do Patrimônio. Nesta sexta-feira (13), a aula será no Sítio Trizidela, da Maioba, para trabalhar conceitos relativos à conservação do Meio Ambiente.

A aula prática da semana foi orientada pelo instrutor do Senac Francisco Vieira, que explicou que as aulas do curso são adaptadas conforme a necessidade dos estudantes, com prioridade para as aulas práticas. O instrutor, que tem experiência no trabalho com pessoas com deficiência, já contabiliza diversos ex-alunos inseridos no mercado de trabalho. “Cada um tem um ritmo de aprendizado e um potencial a ser desenvolvido. Cabe a nós, professores e instrutores, ajudá-los a descobrir o seu potencial para, então, inseri-los no mercado de trabalho”, destaca o instrutor.

Ervison Dairlon Brito, de 17 anos, está participando pela terceira vez de um curso do Programa Oportunizar – ele já participou também dos cursos de Camareiro e de Cozinheiro. “Quero aprender para poder trabalhar”, destacou.

A auxiliar de enfermagem Maria Enilde Lemos é mãe de Marcos André, que tem Síndrome de Down. Ela conta que sempre que pode o acompanha nas aulas práticas. Marcos André é estudante do 8º ano na U.E.B. Carlos Madeira, do Anjo da Guarda. “Resolvi colocá-lo no curso para que ele tivesse mais um estímulo no seu desenvolvimento. E isso tem acontecido, principalmente com as aulas práticas. Ele tem aprendido muito e mostrado que é capaz de fazer coisas novas”, assinalou.

Deixe uma resposta