Estudantes da rede municipal participam de lançamento do projeto “Procon Mirim”

Cerca de 200 estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Henrique de La Roque, localizada na Vila Embratel, e Professor Carlos Saad, Vila Mauro Fecury I, participaram do lançamento do projeto Procon Mirim, que tem como objetivo informar e educar os jovens cidadãos sobre aspectos básicos relativos aos direitos do consumidor e ao consumo consciente. O projeto integra as ações em comemoração às atividades da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, realizada pelo Governo do Maranhão.

Estudantes da rede municipal participaram de lançamento do projeto ″Procon Mirim″ no Teatro Arthur Azevedo
Estudantes da rede municipal participaram de lançamento do projeto ″Procon Mirim″ no Teatro Arthur Azevedo

Como parte das atividades da solenidade de início do programa, os educandos assistiram à apresentação “O Drama da Família Gastão”, da Companhia Teatral Ensinoemcena. De forma lúdica, a peça apresenta a história de uma família envolvida com problemas financeiros e o modo como a educação financeira é útil na reestruturação da economia doméstica.

A ida dos estudantes ao teatro faz parte das ações de parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado. “A Prefeitura de São Luís busca atender a todos os aspectos do desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes, proporcionando lazer e diversão, mas também a conscientização sobre as diversas formas de consumo”, disse o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, que participou da mesa de abertura da solenidade.

TEATRO

Gustavo Henrique Gonçalves, 11 anos, do 6º ano da U.E.B. Henrique de La Roque, conta que ficou muito feliz em participar do lançamento do projeto. “Achei legal a peça, pois mostra que quando a gente gasta demais, acaba ficando endividado”, declarou o garoto.

Jacqueline Lemos, professora da mesma escola, elogiou iniciativa de levar as crianças ao teatro. “Mesmo crianças bem pequenas já são consumidoras, e, por isso, precisam desde cedo aprender a dar valor ao dinheiro para não se tornarem consumistas. Foi um momento muito interessante para os alunos, pois ao mesmo tempo em que vivenciaram o teatro, também aprendem sobre o consumo e cidadania de forma divertida”, declarou a professora.

PROJETO

O Projeto Consumidor Mirim, uma iniciativa do governo do Estado, visa informar e educar os jovens cidadãos sobre aspectos básicos do Direito do Consumidor utilizando como referencial algumas situações possivelmente vivenciadas no cotidiano.

Deixe uma resposta