Reconhecer iniciativas de sucesso e exemplos de superação, assim como estimular pequenos empreendedores rurais e urbanos, além de agricultores familiares. Foi com esses objetivos que o Banco do Nordeste realizou mais uma edição dos prêmios Banco do Nordeste de Microcrédito e da Agricultura Familiar, nesta terça-feira (24).
O Secretário de Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares, representou o governador Flávio Dino no evento e fez a entrega do prêmio ao empreendedor Carlos José Alves, comerciante de Coroatá.
O secretário elogiou a iniciativa do BNB em estimular empreendedores e agricultores familiares para que continuem acreditando no sonho e que é possível mudar realidades difíceis. “Por meio das histórias contadas aqui, podemos perceber a garra do povo maranhense e sentir o quanto é possível crescer na vida, por meio do estímulo e motivação. Reconhecemos a iniciativa do BNB e o grande exemplo de vida desses vencedores”, ressaltou Adelmo, lembrando que o Governo do Estado também realiza suas ações acreditando no potencial do povo maranhense.
Foram homenageados seis empreendedores e três agricultores familiares que conseguiram se estabelecer financeiramente, desenvolver lucrativamente seus pequenos negócios e garantir qualidade de vida para suas famílias, com os recursos aplicados.
Pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), foram premiados o comerciante de Coroatá, Carlos José Alves; o criador de bovinos em Porção de Pedras, Jaime Ferreira, e o produtor de caju e seus derivados, Manoel Emídio.
Além de troféu, cada empreendedor recebeu prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500,00. “Esse é um momento muito importante da minha vida. Nunca pensei ter meu trabalho reconhecido, depois de tanta dificuldade que eu já passei. Minha vida mudou pra melhor”, revelou a Vilma Maria Barreiro, uma das homenageadas.
“Temos um Estado com um potencial muito grande para desenvolvimento de negócios, dos grandes aos pequenos empreendimentos. Porém, o mais importante são as pessoas e a força de vontade que o maranhense tem de se desenvolver produtiva e economicamente. Por isso, o Banco do Nordeste tem orgulho de reconhecer esses casos de sucesso estimulados pelos financiamentos concedidos pela instituição”, disse o superintendente estadual do BNB no Maranhão, Expedito Neiva.
Também participaram do evento o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, representando o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda; o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Fortunato Macedo; o superintendente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Valdemício Ferreira; o diretor da Associação Comercial do Maranhão, Márcio da Anunciação; o superintendente federal da Pecuária, Agricultura e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Antônio José dos Santos; o delegado substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fábio Dutra, e representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Estado Maranhão (Fetaema).
