A Prefeitura de Caxias, por meio do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, vem alertando a população para os cuidados com os animais e a necessidade de manter a vacinação antirrábica em dia, afinal, os animais de estimação também devem receber todo cuidado de seus donos, quanto à proteção da saúde, incluindo a vacina contra a raiva animal.
A vacinação antirrábica é anual e obrigatória, além de ser o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para a população humana.
Para receber a vacina, os animais devem estar sadios e ter mais de três meses. Se o filhote for vacinado pela primeira vez, deverá receber uma dose de reforço após 30 dias.
O CCZ sempre disponibiliza vacinação antirrábica, em qualquer dia útil e independente do período de campanha. Também são oferecidos testes de Calazar, além de atendimento veterinário. O CCZ funciona diariamente das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
A Raiva é uma doença sem cura que afeta o homem, com transmissão feita pela saliva ou baba dos animais contaminados. Os animais que estão mais expostos à doença são mamíferos, como cães, gatos e morcegos. Animais domésticos de produção, como boi, cavalo e porco, também estão sujeitos à doença. A vacina é a única forma de prevenção.
É recomendado que os animais sejam levados em coleiras (no caso dos cães) e em caixas de transporte (para os gatos). Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio.
