Encerrada com saldo bastante positivo a I Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhense – Agritec 2014, uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Caxias, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Sindicato Rural de Caxias, com o apoio das prefeituras dos municípios da região dos cocais e parceiros das mais diversas instituições de todas as esferas administrativas e organizações não governamentais.

Mais de 30 municípios maranhenses das regiões dos Cocais, Baixo Parnaíba e ainda do Médio Sertão e Sul do Estado participaram da I Agritec, realizada nos dias 19 a 22 de novembro, no Parque da Cidade. O balanço da feira foi tão positivo, que os organizadores já anunciaram que a feira já passa a fazer parte do calendário de eventos agrícolas, como uma grande oportunidade para os municípios da região.
Durante a feira os municípios puderam se reunir para mostrar seu potencial e apresentar as oportunidades empresariais em vários segmentos da economia local e regional, turismo, geração de renda e cidadania, inovações tecnológicas e informações qualificadas.

Entre outros objetivos, o evento serviu para comemorar o I Ano Internacional da Agricultura Familiar, data instituída pelas Organizações das Nações Unidas – ONU. “Vemos com grande satisfação a maciça participação das pessoas e das instituições neste evento. No ano em que a ONU quer nos levar a perceber a importância da agricultura familiar, que produz cerca de 80% dos alimentos consumidos em todo o mundo, é muito gratificante observar o sucesso desta feira, na qual os produtores estão comercializando sua produção diretamente para os consumidores. O que sinaliza o avanço dos trabalhos em prol da agricultura de nossa região”, afirmou o prefeito Leonardo Coutinho.

A jornada tecnológica levou aos produtores da agricultura familiar informações e conhecimentos através dos Simpósios da Agricultura Familiar e de Agricultura Empresarial Maranhense, que aconteceram no auditório montado no Parque da Cidade, que incluiu palestras, minicursos, oficinas, clínicas tecnológicas e Dia de Campo, com conferencistas de renome nacional.
Junto aos diversos parceiros, a I Agritec apresentou debates, cursos, palestras e demonstrações práticas para todos os municípios. Muitos tiveram pela primeira vez acesso a tecnologias avançadas quanto a novos métodos de desenvolvimento do agronegócio.
A programação da Agritec incluiu também o Concurso de Redação para alunos de Ensino Fundamental de escolas públicas da região. O tema foi “a importância da agricultura familiar no futuro das crianças e dos adolescentes”. A I Mostra de Pequenos Inventos voltados para a agricultura familiar, a Exposição de Tecnologias Sociais e uma Vitrine Tecnológica da Embrapa, além de cursos para capacitação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e exposição de máquinas e equipamentos, exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e atrações artísticas e culturais para o público em geral.
A feira foi dividida em vários ambientes: Espaço da Agricultura Familiar, Espaço do Agronegócio, Espaço da Ovinocaprinocultura, Espaço do Empreendedorismo e Negócio, Espaço da Cidadania, Espaço da Alimentação/Gastronomia Regional, Espaço dos Municípios, Espaço do Lazer e Espaço Show, além de dois auditórios, sala de imprensa e estandes institucionais.

“Conseguimos alcançar aos produtores da agricultura familiar, formamos um grande painel de projetos e propostas que visam o desenvolvimento das atividades da produção agrícola, pecuária e também do agronegócio. Trabalhamos temas diferenciados, de acordo com as necessidades dos agricultores, foi muito gratificante para nosso município sedia o primeiro ano dessa grande feira”, disse Manoel Silveira, secretário municipal de Agricultura.
A Embrapa estima que aproximadamente 15 mil agricultores, dos mais variados municípios, tenham passados pelos cursos de capacitação que foram oferecidos durante a feira. E cerca de em 50 mil pessoas tenham passado pelo Parque da Cidade nos quatro dias do evento, entre agricultores familiares, produtores rurais, empreendedores, expositores, dirigentes de associações de povoados, conferencistas, artistas e visitantes. (ASCOM)
