Mais de 30 municípios maranhenses das regiões dos Cocais, Baixo Parnaíba e ainda do Médio Sertão e Sul do Estado vão participar da AGRITEC 2014 – Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses, que será realizada esta semana (de 19 a 22), no Parque da Cidade, em Caxias, numa promoção conjunta da Embrapa Sindicato Rural e a Prefeitura de Caxias.
A expectativa dos organizadores é que nos quatros dias a feira recebe um público estimado de 50 mil pessoas, entre agricultores familiares, produtores rurais, empreendedores, expositores, palestrantes e visitantes.
ABERTURA – A AgriTec 2014 será aberta na quarta-feira (19) com o I Simpósio da Agricultura Familiar Maranhense, no auditório montado no Parque da Cidade, que inclui palestras, minicursos, oficinas, clínicas tecnológicas e atividades do Dia de Campo, com conferencistas de renome nacional.

A feira inclui ainda uma exposição de tecnologias sociais desenvolvidas pela Embrapa e uma mostra de pequenos inventos, ambos voltados para a agricultura familiar, além de uma vitrine tecnológica, cursos para capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), exposição de máquinas e equipamentos, rodadas de negócios e um concurso de redação para alunos de escolas públicas da região.
Uma exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, onde municípios da Região dos Cocais vão apresentar suas potencialidades, também fazem parte da programação. Estão previstas ainda, atrações artísticas e culturais para o público em geral.
ESPAÇOS – O evento será dividido em vários espaços: Agronegócio, Agricultura Familiar, Ovinocaprinocultura, Empreendedorismo, Cidadania, Gastronomia, Potencialidades dos Municípios, Cultura e Lazer.
A Prefeitura de Caxias está dando todo o suporte necessário para a realização do importante evento, no parque da cidade. Para o governo municipal, receber bem os visitantes e oferecer todas as condições para o sucesso do evento é prioridade. A AgriTec também tem o apoio de prefeituras dos municípios da região dos cocais, instituições de todas as esferas administrativas e organizações não-governamentais. (ASCOM)
