Os cuidados com a saúde ocular precisam começar cedo, pois as dificuldades para enxergar acabam afetando o rendimento escolar e a qualidade de vida das crianças. O projeto Meu Querido Olhar, apoiado pelo vereador Ricardo Diniz (PCdoB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Cruz Vermelha Brasileira, oferece consulta oftalmológica gratuita e se o aluno tiver algum problema receberá os óculos sem precisar pagar nada.

Após os testes de acuidade visual feitos nas escolas comunitárias, estão sendo feitas as consultas com o oftalmologista. Os exames de vista acontecem até o dia 25 de fevereiro na UEB Tancredo Neves no bairro da Cidade Operária em São Luis, onde foi montada uma estrutura para o atendimento das crianças com o consultório-móvel, cedido pela FIEMA, onde todos os alunos são examinados pelo especialista.
As famílias das crianças também podem aproveitar para ver como está a saúde com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e aplicação de flúor com dicas de como preservar a saúde bucal. Depois das consultas oftalmológicas os jovens escolhem o modelo dos óculos que serão entregues na próxima etapa do projeto.
A ação contemplará as seguintes escolas comunitárias: Instituto Maranhense Educandário Betesda, Instituto Santa Luzia, Instituto Educacional e Assistencial Nossa Senhora Aparecida, Escola Luz e Vida, Instituto São Jerônimo/Escola Comunitária Nice, Centro Educacional Comunitário Educar, Escola Madalena Silveira, Escola Educacional Assistencial Aliança, Escola Educando, Instituto Educacional Maanaim.
“Estamos satisfeitos com o envolvimento de pais e professores que abraçaram o projeto. Nosso objetivo é oferecer condições para que as crianças e adolescentes possam ter atendimento e receber os óculos, permitindo assim o desenvolvimento escolar e a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou o vereador Ricardo Diniz.
Apoiam o projeto Meu Querido Olhar: SEMUS, Cruz Vermelha Brasileira, FIEMA, CTO, Tampico, Youhappy, River, Touch, Higienizadora São Luis e Uniceuma.
