O programa ID Jovem foi lançado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (27/06). O governador Luiz Fernando Pezão assinou o decreto criando o Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 27 de junho de 2017.

Estiveram presentes ao evento o secretário nacional de Juventude, Assis Filho; o secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha; o secretário de Educação, Wagner Victor; a superintendente de Política para a Juventude, Jéssica Ohana; o secretário de Trabalho, Milton Rattes; o presidente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Alexandre Azevedo; o deputado federal Marco Antonio Cabral (PMDB/RJ); o promotor de justiça Rodrigo Cézar Medina da Cunha, coordenador do CAO Infância e Juventude do MPRJ; e a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Tereza Bergler.
“O Estado do Rio de Janeiro saiu na frente ao instituir o Comitê de Acompanhamento e Fiscalização”, elogiou o secretário Assis Filho. “Tenho certeza que o plano estratégico de divulgação montado no Estado do Rio de Janeiro dará certo”. Ele afirmou que o programa ID Jovem pertence a 15 milhões de brasileiros e que o compromisso dos governos federal, estadual e municipal é dar aos jovens de baixa renda deste País a política pública que ele tanto precisa.
O deputado federal Marco Antonio Cabral disse que “o ID Jovem é uma plataforma do governo federal que vai beneficiar mais de 800 mil jovens no estado do Rio com meia entrada em show, jogos de futebol e outros espetáculos esportivos”, em referência ao número de jovens de 15 a 29 anos inscritos no Cadastro Único no estado. O secretário de Educação informou que a partir de 8 de agosto 16 escolas estaduais vão cadastrar os jovens no ID Jovem. “Começaremos pela capital mas não ficaremos só na capital, Vamos fazer isso em todos os municípios”, garantiu Wagner Victor. Só na cidade do Rio de Janeiro há 237 mil jovens de baixa renda aptos a fazer o cadastro.
A superintendente de Política para a Juventude lembrou que a ID Jovem garante dois direitos assegurados pelo Estatuto da Juventude: meia entrada e mobilidade. “O Estatuto da Juventude foi construído a muitas mãos e é resultado de anos de luta da juventude brasileira”, disse Jéssica. A ID Jovem garante o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e dá direito a duas passagens interestaduais gratuitas por comboio (ônibus, trem ou embarcação).
“Volta Redonda tem muitos jovens que trabalham e estudam em São Paulo e o ID Jovem está impactando positivamente a vida deles”, comemora o secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha. “Estamos aqui para convocar todos vocês a abraçar o programa e levar aos jovens que precisam.”
