
O Blog Maranhão de Verdade entrevista o secretário nacional de juventude (SNJ), Francisco de Assis Costa Filho, o Assis Filho. Assis falou sobre as propostas e os projetos da secretário nacional de juventude (SNJ), projeto politico em 2018, avaliação do governo estadual e nacional e muito mais, confira abaixo a entrevista:
Quais as propostas e os projetos da SNJ?
Assis: A Secretaria Nacional de Juventude desenvolve políticas públicas que reconhecem o jovem como detentor de direitos. Entre os seus programas estão o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), órgão que faz o diálogo com a sociedade civil; o ID Jovem, que dá direito à cultura e mobilidade urbana; o Estação Juventude, que oferece equipamentos públicos em conjunto com atividades que propiciam participação e troca de informação; e o Juventude Viva, que reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros em situação de violência física e simbólica. Estamos com propostas prontas para serem lançadas, como o Menina na Ciência, que vai ofertar estágios para jovens nessa área, e o Plano Nacional de Startup, voltado para jovens empreendedores.
Se o secretário ele tem projeto para 2018 em seu estado de origem?
Nosso projeto está em consonância com o do deputado estadual Roberto Costa (PMDB). Se ele assumir a prefeitura municipal de Bacabal (cidade a 249 quilômetros de São Luís), eu colocarei meu nome à disposição do partido para a vaga de deputado estadual pelo Maranhão. Sou uma pessoa de partido e vou assumir a missão que o partido me ordenar, seja a possibilidade de disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados ou terminar nossa gestão à frente da Secretaria Nacional de Juventude.
Qual a avaliação do governo Temer e do governo Dino do Maranhão?
O governo do presidente Michel Temer está colocando o Brasil no rumo certo e fazendo as reformas necessárias que o País precisa para voltar a ter crescimento econômico e reduzir o desemprego. E ele está no caminho certo, porque após 22 meses de queda o Brasil voltou a gerar emprego, sendo abertos 35.612 postos formais de trabalho em fevereiro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). É um fato que nós temos que comemorar. A Secretaria Nacional de Juventude e o governo do Maranhão estão trabalhando em conjunto para trazer melhorias para os jovens, vamos fazer juntos o lançamento do ID Jovem no estado e vamos desenvolver outras atividades em conjunto.
ID Jovem?
O programa Identidade Jovem, do governo federal, garante meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, gratuidade ou desconto de 50% em passagens interestaduais (ônibus, trem ou embarcação) e isenção de pagamento de taxa na hora de fazer a Carteira de Identidade Estudantil. Ele foi lançado em dezembro de 2016 e está disponível para jovens entre 15 e 29 anos que tenham uma renda familiar de até dois salários mínimos, independente de ser estudante ou não.
