
- O novo presidente da câmara municipal de Rosário, vereador Kiko (PMDB), comentou com o editor do Blog Maranhão de Verdade, na manhã desta quarta-feira (15) sobre a conclusão do portal da transparência da casa. “Estamos concluindo o portal. Já é uma exigência da sociedade. E é uma das propostas do nosso plano de trabalho”, garantiu o presidente. “Com o portal, vamos buscar mais transparência, modernização e uma interlocução muito próxima com a população”, explicou Kiko. O portal da transparência traz informações das contas da administração pública. Através do portal é possível conferir os valores que são pagos em diárias, os pagamentos que são feitos pela administração, o dinheiro que é repassado do poder executivo ao poder legislativo. É possível conferir também as audiências públicas realizadas, as sessões em áudio, notícias do poder legislativo, as licitações e os contratos, entre outras várias informações. Luiz Carlos, Kiko o foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2017/2019. “Não serei monocrático. Serei presidente de todos, e não apenas de alguns. Seremos parceiros de Rosário, parceiros da Prefeitura de Rosário sempre em benefício da população”, finalizou ao editor do blog.
- Cansados de esperar que a prefeitura municipal de Rosário (cidade a 60 quilômetros de São Luís), melhorasse as condições da ponte que liga os povoados Garapé Grande e Pirangi, os próprios moradores remendaram a estrutura sobre o riacho as margens do rio Itapecuru. A ponte é o único caminho mais fácil para quem precisa ir a cidade de Rosário. O editor do Blog Maranhão de Verdade em contato com um morador do povoado que não quis se identificar disse: “A comunidade se juntou e comprou os materiais para reformar a ponte. Cada um deu um item e conseguimos melhorar, mas não está boa.” Segundo uma liderança comunitária, o problema já dura pelo menos 15 anos.
- Em meados de fevereiro do ano passado, o editor do Blog Maranhão de Verdade divulgou em primeira mão à candidatura do jovem, Jonas Magno Machado Moraes, conhecido popularmente como Jonas Magno (VEJA AQUI). Desta vez o vereador pedetista deverá concorrer

Vereador Jonas Magno a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Atualmente a tendência é que a prefeita Irlahi Linhares Moraes (sua tia) abrace a candidatura de Jonas, deixando de lado o apoio ao deputado estadual Roberto Costa ambos do PMDB, com quem está com as relações estremecidas. Ele contará com total apoio do deputado federal Weverton (PDT). Jonas disse ao Blog Maranhão de Verdade que os rumores sobre a sua candidatura procedem. “Nós temos a intenção sim de disputar, mas não posso confirmar [se vai acontecer, esta cedo]. Pois na região do munim e na minha cidade aonde sou vereador não tem nenhum deputado estadual ou federal, é uma região grande e esquecida pelos politico eleitos e também não tem nenhum representante em nossa região. Meu nome está à disposição aos maranhenses em 2018″.

- No último dia 24 de janeiro o projeto de resolução nº001/2017, de autoria do presidente da câmara, Luis Carlos, o Kiko (PMDB), protocolado, conforme matéria publicada, que fixaria os subsídios de vereadores e proventos dos servidores da casa (VEJA AQUI). Os 13 parlamentares poderiam ter remuneração de R$ 7.000,00 (sete mil reais), conforme a lei. Com a decisão da resolução, os vereadores terão o mesmo subsídio do ano passado, de R$ 5.00,00 (cinco mil reais). Mas alguns edils da casa não aceitaram a permanência no mesmo valor, o exemplo é o vereador Pedrosa Filho, o Necó (PMDB) que foi contra o projeto de resolução e é a favor do aumento dos salários dos vereadores, o edil está criando um clima tenso com a mesa diretora da casa, em favor desse aumento. Hoje a câmara municipal não tem orçamento suficiente para esse aumento, mas o vereador quer o dele, dane-se os rosarienses.


