Informatizar o sistema de mapeamento fundiário do estado é uma das prioridades do Governo Flávio Dino. Técnicos do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), das Secretarias de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) iniciaram, na segunda-feira (21), na Escola do Governo do Maranhão (EGMA), o curso ‘QuantumGis Aplicados – QGIS’ software que será utilizado para realização em ações de mapeamento fundiário.
O QGIS é um novo aplicativo que facilita o acesso ao acervo e localização espacial de todos os processos do Iterma, de forma rápida e precisa. O atual modelo que ainda é utilizado e que será substituído demanda muito tempo para o agricultor/produtor ter sua terra regularizada. De acordo com o diretor de Recursos Fundiários do Iterma, Augusto Salgado, essa nova plataforma garante celeridade ao processo de regularização fundiária. “O QGIS é mais um passo em direção à modernização do Iterma, em concordância com plano estratégico de desenvolvimento do governador do Estado, Flávio Dino”.
O próximo passo, segundo Augusto Salgado, será a interligação com os cartórios, a fim de trazer toda malha geográfica para um sistema unificado, formatado via internet. A previsão é de que essa metodologia venha ser implantada em todos os órgãos ligados a esse serviço. “O objetivo é viabilizar os processos de regularização fundiária e melhorar a vida dos agricultores”, afirmou a presidente do Iterma, Margareth Mendes.
Ministrado pelos instrutores Aluísio Solino e Sérgio Costa, o curso começou segunda-feira (21) e termina nesta sexta-feira (25), com carga horária de 30 horas/aula, composto por um módulo. De acordo com o professor Aluísio Solino, o acesso rápido à documentos interligados irão facilitar o gerenciamento fundiário do estado. “Através de um clique, o técnico poderá ter acesso a todos os dados do processo, que estarão todos vinculados a um único banco de dados”, frisou.
Além de totalmente gratuito, o software é amplo para receber informações geográficas, viabilizando o processo de regularização fundiária de qualquer lugar do Estado. “A questão fundiária no Estado precisa avançar muito e essa iniciativa do Iterma vai possibilitar ao órgão o efetivo controle sobre suas terras e irá facilitar o trabalho das instituições que desempenham as questões fundiárias no nosso Estado, enfatizou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.
