O dia 15 de outubro foi consagrado, no Brasil, o dia dos professores. A cada dia que passa, a educação formal é iniciada mais cedo, de forma que, já nos primeiros anos de vida, a criança tem contato com o professor. Na manhã deste sábado (15), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou as redes sociais para destacar o dia dos professores e, na ocasião, evidenciar a sua admiração e respeito pela categoria.
“Hoje é o dia daqueles que não são penas profissionais… são mestres que permitem o acesso
ao bem mais precioso que o homem pode ter, o conhecimento. Hoje é o dia do professor… dia daqueles que, mesmo sem boas condições de trabalho, superam as dificuldades e, através de suas profissões, contribuem para o futuro de nossa gente, para o futuro da nossa cidade. Hoje é dia de agradecer sim, mas é também dia de cobrarmos a valorização de nossos mestres e, assim, termos uma educação que seja vista como prioridade”, destacou Wellington.
Wellington, que também é titular da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, afirma que os educadores de São Luís e de todo o Maranhão não são valorizados como deveriam ser. “Isso é fato. Precisamos reconhecer e valorizar mais o educador. É preciso investir mais nessa categoria com salários dignos, estrutura de trabalho e capacitação. Afinal de contas, reconhecer a importância do professor é valorizar o ser humano e a educação como base da sociedade”, enfatizou Wellington.
Em defesa dos professores – Além de projetos, Wellington já realizou audiência pública em defesa dos professores e, ainda, apresentou proposições solicitando ampliação no número de vagas no concurso para professores, além de, diariamente, realizar a defesa da classe no Parlamento Estadual. Os projetos são em defesa dos professores que dispõe sobre a Política de Prevenção à violência contra educadores; e ainda, que dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Saúde Vocal e Auditiva dos professores e integrantes do quadro do magistério e do quadro de apoio da rede estadual de ensino do estado do Maranhão.
