Eleições 2016: Presidente da Câmara de Nova Olinda da golpe pra favorecer grupo de Hemetério Weba

O município de Nova Olinda do Maranhão amanheceu na segunda-feira (19), com uma decisão da Câmara Municipal que pegou a população de surpresa. Os sete vereadores de oposição capitaneados pelo Dep. Hemeterio Weba e pelo Presidente daquela casa, hoje candidato a vice-prefeito junto a esposa deste Deputado, decidiram de forma ilegal e abusiva pelo afastamento do Prefeito Municipal DELMAR SOBRINHO, sem obedecer qualquer ordenamento jurídico.

ze-alberto

Em sessão os vereadores, em menos de 2/3, votaram pelo afastamento do prefeito e também não obedeceram o princípio constitucional do contraditório e ampla defesa, pois o gestor nunca fora informado sequer se naquela casa haveria qualquer denúncia. Na cidade se comenta que tudo ocorreu por conta da pesquisa eleitoral que indica que a candidata sucessora do prefeito encontra-se mais de seis pontos percentuais a frente da candidata de oposição, esposa do Deputado Hemeterio Weba, no qual o presidente da câmara, José Alberto, figura como pretenso candidato a vice prefeito em sua chapa.

Recordando, podemos lembrar da situação em Bom Jardim – MA, onde o presidente da câmara em ato tido como abusivo, devolveu o mandato a Prefeita Ostentação Lidiane Leite,  mas foi afastado de suas funções por conta do Ministério Público naquela comarca ter atuado de forma enérgica. O vice-prefeito de Nova Olinda do Ma, Marlon Cutrim, onde tem seu filho como candidato a vereador na coligação adversária encabeçada pela Iracy Weba, hoje brada pela cidade como se prefeito fosse. Em pleno período eleitoral, baixou portaria exonerando funcionários,  e secretários municipais, ou seja, tentando contra a ordem pública.

Nova Olinda do Ma, hoje, encontra-se à mercê das manobras da câmara municipal, relembrando que o Presidente da Casa Legislativa é candidato a vice prefeito na chapa de oposição que se encontra em segundo lugar nas pesquisas (vide foto). Contudo, as medidas judiciais cabíveis já foram tomadas e aguarda-se entendimento do judiciário local. Cabe salientar que, alguns vereadores contrários a decisão da câmara no afastamento do gestor, já estiveram junto ao titular da Promotoria de Justiça daquela comarca, Dr. Hagamenon de Jesus Azevedo, exigindo a nulidade do decreto legislativo, mas não obtiveram tiveram êxito. Com informações Antonio Martins.

Deixe uma resposta