O caótico trânsito de São Luís tem solução, diz Aníbal Lins

Aníbal Lins
Aníbal Lins

Apesar da pouca extensão territorial e quantidade de veículos, comparando-se a outras capitais e regiões metropolitanas, a Cidade de São Luís apresenta um crônico problema no trânsito, tomando horas preciosas do dia a dia do ludovicense, esteja ele a trabalho ou passeio. Candidato a vereador pelo PROS como o número 90121, Aníbal Lins promete incentivar o desenvolvimento de ações que permitam mais segurança aos pedestres e mais fluidez para veículos.

Como propostas para a mobilidade urbana, Aníbal Lins promete lutar pela instalação de passarelas em áreas de grande movimento, como shoppings e universidades. Essa medida garante que pedestres façam a travessia de forma segura, uma vez que com ela está prevista a eliminação semáforos e faixas. “Precisamos criar a cultura da travessia segura, garantindo que o pedestre chegue ao seu destino de forma rápida e segura, sem correr riscos de atropelamento. Essa é mais uma proposta que visa a cuidar da nossa gente”, afirmou o candidato. Segundo Aníbal Lins, os semáforos são os grandes responsáveis pelos “nós” que acontecem no trânsito da capital. De acordo com o projeto a ser defendido, as passarelas vão possibilitar a eliminação desses semáforos em áreas de intenso movimento de pedestres, como a Avenida Daniel de La Touche (Ipase), a Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohab, Bequimão e Vinhais), e a Avenida Professor Carlos Cunha (Jaracati).

Conforme explica Lins, após a retirada de semáforos nesses pontos estratégicos a quantidade de carros que passa vai praticamente dobrar. “Com isso ganha aquele pedestre que está na van ou no ônibus se deslocando para o trabalho. Há possibilidade de ganho de até trinta minutos, dependendo do trajeto. Ao final do seu percurso o trabalhador levará, no máximo, três minutos para cruzar a via utilizando a passarela”, esclarece Aníbal Lins.

Cidade planejada – Aníbal Lins lembra que é preciso, também, obediência e respeito ao Plano Diretor do Município. Segundo o candidato, a cidade precisa crescer de forma organizada, seguindo as regras e diretrizes estabelecidas no plano. “O que se vê em São Luís, atualmente, é uma concentração da oferta de produtos e serviços em regiões centrais. Com a reformulação, a ideia é que órgãos públicos, espaços de lazer, vias  de escoamento, por exemplo, passem a ser descentralizados. Tudo isso sem deixar de levar em consideração o ecossistema peculiar da Ilha”, garante o sindicalista.

Lins também pretende defender a alteração do limite de velocidade para 60km/h em todos os radares fixos situados em vias municipais e padronizar o limite de horário para funcionamento conforme o local de instalação. Atualmente, há limitadores que variam de 30 a 60Km/h em vias de condições similares. O candidato do PROS estabeleceu como proposta para mobilidade urbana a autorização do uso da “faixa exclusiva de ônibus” por veículos táxis, mototáxis e transporte escolar em horários de pico, especificamente das 07h às 08h, das 12h às 14h e das 17h às 19h. Implantada, a iniciativa garante mais rapidez no deslocamento de veículos que complementam a cadeia de transporte utilizado por diversos públicos de São Luís.

Deixe uma resposta