No último dia 16, em Brasília, dirigentes da Juventude do PMDB nos estados estiveram reunidos com o presidente nacional do PMDB Romero Jucá para discutir o planejamento e a elaboração das ações da JPMDB. Na mesma oportunidade, também foi apresentado o projeto do Pacto Pela Juventude, que será lançado nos próximos dias como bandeira do JPMDB e dos jovens candidatos peemedebistas nessas eleições municipais. O presidente nacional da JPMDB Assis Filho é um dos entusiastas do movimento e do cumprimento das propostas do pacto não só nas eleições, mas também na efetivação dos mandatos eletivos dos jovens peemedebistas eleitos em 2016.

Eduardo Santos defende compromisso para a juventude – Em Timon, quem carrega a bandeira e o compromisso pelas propostas do pacto é o candidato a vereador Eduardo Santos, que é o responsável em garantir a divulgação e explanação das propostas contidas no documento e multiplicar essas informações entre todos os candidatos do partidos, notadamente os jovens peemedebistas. Segundo Eduardo Santos, a proposta de construção do pacto nasceu em defesa da juventude e de ações efetivamente realizadas nas gestões como compromissos de melhorar o acesso da juventude aos programas de políticas públicas.
Eduardo enumera, por exemplo, sua participação como coordenador da Comuj em Timon, que elevou o grau de participação de estudantes no acesso aos benefícios como carteira estudantil com taxas acessíveis e a expedição no próprio município. Além de também patrocinar, através de convênios com o Senac, Senai e escolas profissionalizantes, o ingresso de jovens no mercado de trabalho formal. Como diretor do Ciretran em Timon, Eduardo Santos fomentou a expedição da primeira carteira de habilitação com taxas e preços mais acessíveis para a juventude timonense. Além de outras políticas de acesso às minorias aos altos custos da expedição da CNH.
Eduardo Santos, que foi presidente da JPMDB em Timon, acredita que com a potencialização e participação da juventude no pleito de 2016 em Timon com a representatividade dos candidatos Alexandre Almeida a prefeito de Timon e Ulysses Waquim a vice o alcance das propostas da juventude será bem maior e a luta igual para que elas se efetivam numa futura gestão do município.
O que é o pacto pela juventude – O Pacto pela Juventude é uma proposição da Juventude Nacional do PMDB para que os prefeitos e vereadores se comprometam com as políticas públicas de juventude, em suas ações e programas, e postulantes aos cargos eletivos para que incorporem, em suas plataformas eleitorais, as demandas da juventude brasileira. Em sua primeira edição, nas eleições municipais de 2008, a época, idealizado e disseminado pelo Conselho Nacional de Juventude teve como objetivo reforçar os parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude (PNJ), foram realizadas centenas de atividades nessas edições. Como resultado, há uma mobilização permanente dos movimentos e organizações juvenis colaboraram para a aprovação da PEC da juventude em 2010, com a inclusão da juventude brasileira na Constituição Federal, e a vitoriosa luta que culminou na aprovação e sanção presidencial do Estatuto da Juventude em 2013, Carta de Direitos da Juventude brasileira em tramitação desde 2004 no Congresso Nacional que trata desde o acesso a educação, trabalho e cultura, direito ao território, participação, direito à cidade e mobilidade urbana, transversalizando as questões de gênero, etnicorraciais, jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos. Atualmente, vivemos um momento histórico importante para o povo brasileiro.
O Pacto pela Juventude visa provocar uma reflexão do atual panorama das Políticas Públicas de Juventude (PPJ ́s) no Brasil e apontar projetos e caminhos firmando compromissos. Nesse momento histórico de mudanças políticas e governamentais não podemos fechar os olhos para as vozes das ruas. Uma significativa parcela de jovens insatisfeitos com a falta de oportunidades principalmente no mercado de trabalho precisa ser ouvida e representada. Nesse contexto, a JPMDB Nacional, atendendo as aspirações de milhões de jovens brasileiros, através desse documento, apresenta o PACTO PELA JUVENTUDE, um compromisso público com o objetivo de dar visibilidade e buscar a efetivação dos parâmetros e diretrizes da Política de Juventude nos municípios brasileiros.
