Fanfarras correm o risco de não desfilarem em Rosário

As fanfarras das escolas da rede estadual do município de Rosário (cidade a 60 quilômetros de São Luís) correm o risco de não desfilarem no dia 7 de setembro por falta de apoio da Prefeitura Municipal de Rosário e da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC. Quatro escolas estaduais possuem bandas de fanfarras são elas: C. E. Luisa Sousa Gomes, C. E. Jaime Tavares (No povoado São Simão), C. E. Raimundo João Saldanha e o C. E Professor Joaquim Santos.

P9050449

Isso foi o que afirmou os regentes das bandas, eles não quiseram se identificar, mas, disseram a reportagem ao Blog Maranhão de Verdade que não há condições de desfilarem nas avenidas do município por que falta caçados para os integrantes das fanfarras, material de coreografias e balizas, instrumentos musicais, peles, talabartes e até baquetas. A Secretaria de Estado da Educação – SEDUC enviou para o município em 2013 um kit de instrumentos destinado à escola C. E. Raimundo João Saldanha, porém desde então os alunos precisam arcar com as despesas pra manter os instrumentos musicais em condições de uso, tirando do próprio bolso, fazendo rifas, bingos e etc…

Além dessas também tem as bandas das escolas municipais que se encontram na mesma situação e até já foram desativadas por falta de estrutura pela gestora incompetente, Irlahi Linhares Moraes (PMDB). No total, em Rosário existem nove bandas fanfarras, uma delas está se projetando este ano com apoio das bandas das escolas estaduais que mesmo sucateadas estão ajudando a “Banda Chega Mais” criado por crianças do Bairro da Argentina. Com essas bandas seria possível realizar um desfile brilhante caso haja investimento, o que não está acontecendo desde 2013. As bandas não recebem sequer ajuda de custo nos desfiles na cidade nos dois últimos anos, essa ajuda por parte da prefeitura municipal desafogava as fanfarras que tem gastos altíssimos para fazer ao menos um simples desfile no município.

Deixe uma resposta