A política brasileira precisa urgentemente de uma renovação para da um novo folego e uma cara nova para os poderes municipais, estaduais e federais. Temos visto alguns nomes surgindo com esse objetivo já para a eleição de 2016, onde os eleitores irão escolher seus prefeitos e vereadores. Na capital do Maranhão o jovem engenheiro civil Aldir Junior, filho do atual prefeito do município de Junco do Maranhão, Aldir Cunha e sobrinho do deputado estadual mais votado nas últimas eleições, Josimar de Maranhãozinho vem se destacando dentro de desta visão de renovação na política, e é um forte candidato para conquistar uma vaga na câmara municipal de São Luís em outubro deste ano. Jovem, mas de um grande conhecimento político, mostra em suas ações, que politica se faz com respeito e dedicação. E que é preciso antes de tudo, estar preparado, não só com conhecimento politico, mas também como administrador público. Com total apoio da família, que sempre lhe deu suporte para que ele tivesse uma boa educação e acima de tudo, princípios que norteiam uma boa conduta.
Importância da juventude na política – Hoje, o jovem está disposto a encarar os desafios que estão por vir, Aldir Junior acredita que o papel da juventude na política atual é de extrema importância para o alcance da renovação da sociedade. Converter o presente cenário político para uma referencia ética, que só será possível através dos ideais renovadores dos jovens independentes e formadores de opinião.

“Para essa mudança aconteça, é preciso olhar para traz, fazermos uma retrospectiva sobre a história do Brasil nas ultimas décadas. Relembrara-nos que todas as importantes mudanças e conquistas contaram com a participação decisiva da juventude. O exemplo disso, a ditadura militar no período compreendido entre as décadas de 60 e 80; Diretas-Já; o movimento das “Caras Pintas” em 1992 em busca do impeachment do Presidente Collor, todas essas fundamentais conquistas para nosso povo, foram desenvolvidas por entidades estudantis e juvenis que sempre estiveram à frente das principais conquistas democráticas deste país. E em São Luís, não poderia ser diferentes, claro, hoje de uma forma mais moderada, até porque vivemos uma nova era, novos tempos e isso faz com que tomemos mais consciência do nosso compromisso enquanto cidadão”, salientou Jr.
“Tenho observado, nos últimos anos, que os partidos políticos só têm interesse na força jovem em anos eleitorais, pela sua capacidade de mobilização eleitoral, o que não deve mais ser tolerado, devemos nos espelhar nas ideias renovadoras dos jovens, capacitados hoje, cada vez mais cedo, são esses os lideres capazes de renovar o panorama político, envolvimento de forma direta, deixando de ser meros expectadores para atuarmos como verdadeiros agentes ativos da politica”, ressaltou Aldir.

“Apaixonado por nossa capital, São Luís é uma cidade linda, com um grande potencial turístico e cultural, não basta esperar que da noite para o dia, nossos governantes passem a se preocupar com os anseios e demandas da juventude. É preciso nos envolver de forma direta, opinar, lançarmos o nosso nome para o povo, ouvir as ruas, escolas, faculdades, participarmos ativamente da vida politica”, afirmou Aldir Junior.
Não é preciso ir muito longe para saber o que os jovens querem atualmente da política. Distância! Pensando nisso, Aldir Jr., chegou à conclusão que o distanciamento da juventude não se deve ao fato de não terem senso crítico, mas sim aos maus exemplos que alguns políticos cotidianamente transmitem para a sociedade. Atualmente inúmeros casos de corrupção, diversos escândalos políticos, bem como uma enorme falta de ética. Isto faz que os jovens não tenham confiança e, pior ainda, não lhes permite entender que para haver uma mudança significativa neste quadro é fundamental a nossa participação no exercício da cidadania. É realmente triste perceber que no Brasil, ainda é muito pequena a participação dos jovens em debates relacionados à política. Aldir Jr., defensor de uma política pública voltada para a juventude e que ofereça respostas às diversas necessidades que os jovens possuem, para melhorar a qualidade de vida e favorecer ao máximo a participação dos jovens nas decisões políticas do nosso município e do nosso país.

“Acredito que outro erro cometido pelos políticos é tratar a juventude como se fosse um conjunto único, as necessidades dos jovens devem ser observadas de acordo com o local onde vivem o sexo que possuem a faixa etária, para assim saber os problemas e necessidades de cada grupo. É claro que alguns problemas são os mesmos de toda a população, como por exemplo: educação, saúde e emprego“, frisou Jr.
Porém, o jovem Aldir Jr., acredita que a juventude merece uma atenção especial em alguns aspectos e um dos principais, é a entrada no mercado de trabalho. “Por estes e outros motivos eu acredito que a inclusão do jovem na política seja um fator muito importante. Só assim conseguiremos renovar os quadros, que aí estão, trazer novas ideias e construir juntos, um futuro melhor para o nosso município e consequentemente para os jovens de todo o nosso estado. E por isso, coloco o meu nome a disposição da minha cidade como candidato a vereador…”, finalizou o jovem.
