O Partido Democrático Trabalhista – PDT de São Luís e o pré-candidato a prefeito Edivaldo Holanda Braga Júnior apresentaram, na manhã desta quinta-feira (04) às 10h na sede do PDT em São Luís, situada à Rua dos Afogados, nº 468 – Centro, o professor Antonio Julio Gomes Pinheiro, do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, como o vice da chapa que concorrerá à prefeitura nestas eleições.

Em duas reuniões acontecidas esta semana, os dirigentes comunistas usaram todos os argumentos políticos possíveis para evitar a exclusão do seu partido da chapa majoritária. O argumento para varrer os comunistas é que uma chapa PDT-PT seria a cara do desgaste político na capital maranhense. Nenhum dos dirigentes dos partidos nanicos foi consultado e lhes caberá apenas concordar com a chapa majoritária PDT-PCdoB. Mais do que uma derrota política, o PDT sofreu no processo de escolha do vice de Edivaldo Holanda. Na verdade, a escolha de Julio Pinheiro para vice de Edivaldo Holanda foi uma aposta pessoal do governador Flávio Dino (PCdoB).
Quem é Julio Pinheiro – Nascido no município de Matinha, Pinheiro veio a São Luís em 1976 para dar prosseguimento aos estudos e ajudar a família no futuro. Na capital, o dirigente se estabeleceu no bairro do Anjo da Guarda, onde vive até hoje e atual em prol da comunidade carente. Após a conclusão da licenciatura em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Pinheiro ingressou na rede municipal e estadual. Atuação em defesa do magistério o carimbou para assumir, em 2009, a presidência do SINPROESEMMA, sindicato que representa a rede estadual e dezenas de redes municipais. No campo político, membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) há mais de 20 anos, Pinheiro dirigiu vários grêmios estudantis da capital e coordenou a União Municipal dos Estudantes secundarista de São Luís (UMES). Na primeira disputa eleitoral, em 2014, quando concorreu as eleições para o cargo de deputado estadual, obteve 14.112 votos.
