UFMA é ocupada por estudantes em Codó

Revolução na Universidade Federal do Maranhão no Campus de Codó, tudo começou com a revolta dos alunos residentes que moram da República Universitária do Campus por conta de um constrangimento que passaram ao ficarem sem energia elétrica pela segunda vez por conta de atraso de pagamento. A primeira vez ocorreu em Dezembro de 2015, a energia elétrica foi cortada sem aviso prévio no dia 28 e só foi reativada dia 31 faltando poucas horas para a virada de ano. Já a segunda vez aconteceu na última sexta-feira (17), onde a energia foi cortada novamente sem aviso prévio.

IMG_6585

Esses alunos lutam por melhorias na República Universitária, isso inclui a unificação da conta de energia elétrica e água. Além desse problema a República  Estudantil do Campus de Codó também sofre com muitos outros problemas, foi prometido aos alunos residentes uma casa completa, ou seja, com mobílias, eletrodomésticos, utensílios no geral, sala de estudo com computadores e internet, mas nada disso foi feito, a casa foi entregue aos alunos sem mobília e eletrodomésticos, com o tempo os eletrodomésticos foram chegando e a mobília já foi solicitada e já determinaram um prazo para chegada desses móveis. Mas o que foi dito aos alunos foi que, ao chegar todos a mobília dita como Patrimônio da Universidade os alunos teriam que retirar suas mobílias da residência, alguns alunos disseram que não se livrarão de determinadas mobílias a qual pagaram. Além dos citados acima é de obrigação da Universidade a manutenção de gás, produtos de limpeza e da residência no geral. 

IMG_6584

Estes mesmos alunos ocupam a Universidade Federal desde sexta-feira (17), e vão permanecer ocupando Universidade até que as contas forem vinculavas as contas da Universidade Federal e a visita da Pró-Reitoria no Campus VII para que comecem mudanças reais no Campus. E o movimento que começou com os alunos na Residência Estudantil agora é um movimento que reúne alunos de todo o campus. Os alunos querem melhorias no seu campus, querem a descentralização do poder da UFMA, estes mesmos alunos entraram em contato com alunos de outros campus, dito como campus do continente, e todos eles querem mais visibilidade, autonomia e desenvolvimento para o seu campus. O campus Codó sofre com a falta de docente, sendo que são 8 professores afastados só no curso de LCH História, foi investido mais de R$ 500.000,00 no Restaurante Universitário e o mesmo se encontra em condições precárias e em abandono, falta de investimento na área esportiva e cultural, transporte para a universidade, além do campus não ter uma área específica para os alunos, ou seja, uma vivência, não se encontra um banco em todo o campus da Universidade. Esses são apenas alguns dos problemas que o Campus de Codó enfrentam. 

Deixe uma resposta