
Um local que serviria de acesso ao esporte, à cultura, o lazer e o atendimento aos mais necessitados por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) está abandonado no Povoado São Simão em Rosário (cidade a 60 quilômetros de São Luís), já era para estar pronta, mas ainda não faz o atendimento à população rosariense. Além de não oferecer os serviços, o local tornou-se um risco à segurança dos moradores. Segundo uma moradora do local que não quis se identificar do povoado, afirma que desde que começou a morar no local, a obra já foi retomada e paralisada. “Tem três anos que moro aqui e geralmente eles retomam no início do ano e depois param e fica assim. Nunca fica pronto”, disse.
No local, o roubo de materiais como telhas, tijolos e outros utensílios já é normal segundo relatam vizinhos. Além disso, há mais de oito meses não há ninguém trabalhando no local. Nem sequer seguranças foram disponibilizados pela empreiteira para impedir o extravio ou a utilização do local para outros fins. As paredes foram pichadas e é possível encontrar garradas de bebidas alcoólicas vazias. A obra de responsabilidade da Prefeitura de Rosário integra o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e está sendo desenvolvida através de um convênio, onde já foram repassados mais de R$ 950,1 mil.
O que é o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social? O CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica, que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.
O Blog Maranhão de Verdade tentou entrar em contato com a prefeita Irlahi Linhares Moraes, mas, não foi possível. O blog tentou também o telefone da Prefeitura Municipal, porém, sem sucesso. O blog tentou ainda contato em dois telefones de uma secretária da gestão, mas também não obteve êxito. Confira as imagens abaixo.

