A maior liderança política do Munim, o empresário Marco Marques Saldanha (sobrinho do saudoso ex governador Ivar Saldanha), foi definido como pré-candidato à prefeitura de Rosário (cidade a 60 quilômetros de São Luís), pelo partido socialista brasileiro (PSB). A candidatura será homologada na convenção do partido em julho. Tem ainda o apoio do senador Roberto Coelho Rocha (PSB), que são amigos de longas datas. “O PSB é um partido forte, faz parte da base de apoio do governador e acredito que hoje é a melhor opção para o meu grupo político”, disse Saldanha.
Aos 37 anos, Saldanha explicou que a opção pela política se deve à sua “indignação com o descaso das autoridades na esfera federal e, principalmente, municipal”. Ele tem se reunido frequentemente com lideranças para tratar de temas como educação, saúde e desenvolvimento econômico. “A educação tem que ser prioridade no progresso de uma nação, pois é a ferramenta que pode tirar nossos jovens do caminho da violência e da criminalidade”, afirma o empresário, para quem é “vergonhoso ver crianças e idosos morrendo em corredores de hospitais, ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios”. Marco tem como sua principal bandeira a geração de emprego e renda através da criação de um distrito industrial na cidade, “Juntos e com a graça de Deus, vamos conseguir atrair empresas que busquem ampliar seu alcance comercial e, assim sendo, disponibilizar os postos de trabalho tão sonhados pelo nosso povo rosariense”, ressaltou Saldanha.
O pré-candidato cobra também ações do município para gerar emprego: “Mesmo diante desta crise que passamos, vemos renomadas empresas chegando e se mantendo nas cidades vizinhas. Rosário, que já foi a cidade de maior potencial da região do munim,, hoje se encontra estagnada. É preciso um trabalho conjunto e permanente com o executivo para que empresas possam voltar a investir em Rosário”. Tal como seu tio, Marcos é muito querido por seus conterrâneos, tem o perfil arrojado, jovem, espírito inovador, e reúne todas todos os requisitos legítimos para tentar uma vaga na sucessão municipal de Rosário. Marcos Saldanha desponta como nome forte à sucessão da prefeita fracassada Irlahi.
