
Indignação e revolta. O Blog Maranhão de Verdade, volta a abordar um assunto já comentado aqui, infelizmente. Um depósito irregular de lixo hospitalar vem incomodando e colocando em risco a saúde de moradores do município de Primeira Cruz (cidade a 273 quilômetros de São Luís), e até mesmo de pacientes de um hospital, localizado ao lado do terreno onde o lixo é descartado. que pode estar colocando em risco, a saúde dos moradores da cidade. Descaso com o meio ambiente e com a população que pode acabar infectada devido ao lixo hospitalar estar exposto, jogado a céu aberto. Até quando a prefeitura de Primeira Cruz vai continuar fazendo esta lambança?
Fontes ligadas ao Blog Maranhão de Verdade, o lixo é despejado no local pela própria empresa proprietária da unidade hospitalar. Entre os materiais despejados no local, havia a presença de lixo biomédico, como agulhas e seringas usadas, produtos químicos, lixo farmacêutico e outros resíduos hospitalares em geral. Os moradores relataram que o lixo hospitalar vem sendo depositado no local pela própria unidade hospitalar vizinha ao terreno. [O lixo hospitalar vem sendo depositado no local por meio de caçambas e retroescavadeiras].
“Essa situação merece uma atenção especial já que esse lixo apresenta um grande perigo à saúde pública dos moradores que vivem na adjacência. Esse material pode estar contaminado com microrganismos causadores de doenças como HIV, hepatite B e de enfermidades que estão voltando, como a febre amarela, tuberculose e febre tifoide”, segundo um morador do local que não quis se identificar.
Para dar fim ao lixo hospitalar, a norma da ANVISA é bem clara, o destino final desses materiais é a incineração ou o depósito em aterro sanitário. Atualmente o Município de Primeira Cruz, não possuí aterro sanitário. O Blog Maranhão de Verdade tentou entrar em contato com a prefeito Sergio Ricardo de Albuquerque Bogea, mas, não foi possível. O blog tentou também o telefone da Prefeitura Municipal, porém, sem sucesso. O blog tentou ainda contato em dois telefones de uma secretária da gestão, mas também não obteve êxito. Confira as imagens abaixo.

