Cerca de 300 estudantes de oito escolas da rede municipal com projetos na área musical participaram na última semana da Cantata Natalina das escolas da rede municipal. O evento, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) marcou também o encerramento do projeto Via Musical, desenvolvido durante o ano de 2015 em parceria com o Governo do Maranhão.

As apresentações da Cantata Natalina foram realizadas no Teatro da Cidade de São Luís. Participaram as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Luzenir Mata Roma (Vila Nova República), Piancó (Residencial Piancó), Uruati (Quebra-Pote), Rubem Teixeira Goulart (Cohab), Gomes de Sousa (Vila Maranhão). José Gonçalves do Amaral Raposo (Pedrinhas) e Maria Alice Coutinho (Turu). As apresentações tiveram tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais, feita pelo coral de surdos “Melodia com as Mãos”, da U.E.B. Maria Alice Coutinho.
O secretário municipal de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, fez a abertura oficial do evento. “Trago a todos um abraço do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e desejo que tenhamos um final de ano de paz e alegria. Nossas escolas tem apresentado projetos de rara beleza, motivo pelo qual cumprimento todas as crianças, adolescentes e professores aqui presentes. Através deste belo evento, também trabalhamos para estimular o desenvolvimento da expressão musical e artística de nossos estudantes, oferecendo ainda um momento de lazer e diversão”, disse o titular da Semed.

A programação contou com a orquestra da U.E.B. Gomes de Sousa, que interpretou as músicas “Melodia de Natal” e “Jingle Bells”. Já os estudantes da U.E.B. Amaral Raposo recitaram a poesia “Receita de Ano Novo”, de Carlos Drummond de Andrade. A U.E.B. Uruati, por sua vez, trouxe ao palco banda e coral, que interpretaram juntos a música “Anoiteceu”. O coral da escola foi montado durante as oficinas do Programa Mais Educação, sob a regência da professora Eliane Pacheco Lima da Silva.
“Ao mesmo tempo em que ensinei, também aprendi muito com os alunos. O maior desafio é fazer os mais tímidos se soltarem, mas todos tem um grande potencial. Assim conseguimos fazer todos darem um belo espetáculo. Estamos muito felizes com o resultado”, disse a professora. Derik Felipe Lima, 11, estudante do 5º ano da U.E.B. Uruati, disse que estava muito ansioso e nervoso antes de subir ao palco, mas que depois ficou mais tranqüilo. “Foi muito bom participar do coral e estar hoje aqui no teatro. É tudo muito bonito e adorei ter participado”, falou Derik.

Via Musical – Mais de três mil crianças e adolescentes foram impactadas pelas ações do projeto Via Musical entre os meses de abril e dezembro de 2015. O projeto é de iniciativa do Governo do Maranhão, por meio de Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e tem a parceria da Prefeitura de São Luís. Ao longo dos meses de execução do projeto, os estudantes assistiram a apresentações de música instrumental em teatros ou nas próprias escolas, feitas por professores e alunos da Escola de Música do Maranhão.
A iniciativa visa proporcionar o acesso a uma cultura musical diferenciada, estimular a formação de plateia para a música erudita e despertar o interesse pelo estudo da música. A coordenadora artística da Escola de Música do Maranhão, Regina de Oliveira, comemorou o alcance do projeto. “Conseguimos o nosso objetivo de despertar nos estudantes o gosto pela música. Atingimos uma quantidade bem grande de estudantes, e muitos vieram até nós para saber como participar da Escola de Música e como poderiam estudar para se tornarem músicos também. Agradecemos a parceria da Prefeitura de São Luís e esperamos contar com esse apoio para a continuidade das ações desses projeto”, disse Regina.
