Uma denúncia grave foi feita nesta terça-feira, 15, ao blog, sobre o descarte irregular de lixo hospital em um lixão, na cidade de Santo Amaro do Maranhão – MA, que pode estar colocando em risco, a saúde dos moradores da cidade. Descaso com o meio ambiente e com a população que pode acabar infectada devido ao lixo hospitalar estar exposto, jogado a céu aberto. Até quando a prefeitura de Santo Amaro do Maranhão vai continuar fazendo esta lambança?
O lixo hospitalar que é recolhido, do hospital Municipal da cidade de Santo Amaro do Maranhão estão sendo depositados a céu aberto em um lixão feito no município. O lixo esta dentro de caixas e sacolas plásticas, alguns estão até em contato com o solo. O lixo hospitalar encontrado no local vai desde seringas com agulhas usadas até as faixas que são utilizadas em curativos com restos de sangue e tecido morto de pacientes. O lixo jogado no local esta a céu aberto, esta exposto e pessoas passam normalmente pelo local. Além dos inúmeros animais que devem ser atraídos para o local devido ao mau cheiro.
Em contato com um morador do município: O jovem dispara, “Esteve no local hoje pela manhã, 15, me deparei com um verdadeiro problema que cabe a gestora municipal, intervir neste caso onde vai botar em risco e sacrificar a saúde de alguns moradores que ali moram… Onde um grupo de invasores [sem teto] estão tentando ocupar uma área contaminada, aonde hoje é o lixão da cidade, se tornando uma área imprópria para habitação de moradores, os mesmo estão tentando reside no terreno que foi ocupado para ser deposito de lixo, e ainda tem uma contaminação maior que é lixo hospitalar. Sendo que os mesmo vão ter diversos problemas de saúde. Esse é o retrato da realidade que passa hoje a cidade de Santo Amaro do Maranhão. triste lamentável”.
Para dar fim ao lixo hospitalar, a norma da ANVISA é bem clara, o destino final desses materiais é a incineração ou o depósito em aterro sanitário. Atualmente o Município de Santo Amaro do Maranhão, não possuí aterro sanitário. O blog entrou em contato com a prefeita do município, Luziane Lopes, mas ela não quis se pronunciar sobre o caso.
Veja as imagens do caos:





