O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), realizou, na sexta-feira (11), no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, o Congresso de Encerramento da 43ª Edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2015. Durante o evento foi apresentada a explanação do projeto dos jogos a ser realizado no próximo ano.
“Em 2016, o objetivo é superar todas as metas que alcançamos neste ano. O compromisso da gestão do Governo Flávio Dino com o esporte e lazer já mostra resultados, pois analisamos que os JEMs estão crescendo em quantidade e em qualidade. Para a próxima edição, estamos trabalhando intensamente para melhoria de todos os segmentos. Nosso próximo passo é aumentar a adesão dos municípios e incentivar a participação ativa dos nossos atletas, que são as estrelas dos jogos”, afirmou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim.
De acordo com a avaliação técnica a edição deste ano da principal competição estudantil do estado teve a maior adesão de sua história, com a participação de 96 municípios, seis regionais, 1.600 escolas e cerca de 70 mil alunos. Segundo o diretor geral dos JEMs, Sandow Feques, houve o crescimento de aproximadamente 50% em adesão em relação ao ano passado. “Outra conquista dos JEMs 2015 foi a participação inédita de 23 municípios e de 11 das 30 cidades que possuem menor IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]”, pontuou.
Ao longo da competição, milhares de alunos-atletas foram recebidos em São Luís com estrutura de alojamento, lazer, cultura e alimentação, preparada pelo Governo do Estado com objetivo de melhorar a recepção dos que participavam dos Jogos. Nesta edição, foram organizados dois grandes centros de alojamento para vivências dos atletas maranhenses: o Parque Folclórico da Vila Palmeira e o Centro Social dos Servidores do Maranhão (Ipem). Os espaços foram preparados para permitir o intercâmbio e a troca de experiências.
Outro ponto positivo analisado foi a disponibilidade de veículos para auxiliar no transporte dos atletas com mais conforto e segurança e a garantia de estrutura completa de alimentação, acompanhada por nutricionistas, fornecida pelo Governo do Estado às delegações do interior. Sandow Feques citou também a Clínica de Fisioterapia, criada para garantir o bom condicionamento físico dos atletas dos JEMs. O Centro foi estruturado com equipamentos modernos e especialistas da área, visando oferecer o suporte necessário aos alunos. Os atendimentos realizados somaram cerca de 2 mil registros.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, foi promovido o “Agita JEMs”, projeto que contou com vasta programação de passeios, apresentações culturais, atividades educacionais e de lazer, que levou mais lazer e cultura aos atletas no período em que não estavam participando das competições.
ParaJEMs – Foi realizada, também, a avaliação dos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses 2015 (ParaJEMs), que contou com a participação de 84 alunos/atletas, de nove escolas dos municípios de Pinheiro, Carolina, Matinha, Codó, Aldeias Altas, Presidente Dutra e São Luís. O ParaJEMs foi apontado como uma das melhores políticas públicas já articuladas no estado do Maranhão. O projeto estimula a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território maranhense, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
Durante o balanço dos Jogos Escolares, a secretária adjunta de Esporte Educacional, Joslea Rodrigues, ressaltou o apoio da Sedel à delegação maranhense para participação dos Jogos Escolares da Juventude 2015, etapa infanto e infantil, e das Paralímpiadas Escolares 2015. Ao todo, o Governo do Estado disponibilizou 882 passagens para 383 alunos, 38 professores e 20 dirigentes. “O Maranhão é um estado com excelentes atletas. Somados os resultados em competições nacionais, a delegação maranhense conquistou 30 medalhas, sendo sete de ouro, cinco de prata e 18 de bronze. É perceptível a evolução e superação dos alunos em relação às edições anteriores. E, neste ano, a atuação deles nas provas evoluiu de forma satisfatória”, disse Joslea Rodrigues.
JEMs 2016 – Joslea Rodrigues falou sobre as principais metas que deverão ser cumpridas durante a organização da 44ª edição dos JEMs, no próximo ano. O planejamento para o ano que vem abrange a ampliação das etapas municipais, bem como incentivar a adesão dos municípios. A Diretoria Geral dos JEMs busca envolver mais de 110 municípios, nas 20 modalidades dos jogos; investir mais em cursos de formação e capacitação de técnicos e árbitros; fortalecer o apoio aos municípios sedes das etapas regionais; acompanhar e orientar a realização dos jogos municipais; utilizar o novo Sistema de Cadastro de Inscrição; e incentivar a realização dos campeonatos escolares em diversas modalidades.
O evento contou com a participação dos gestores municipais de esporte Daniela Cordeiro (adjunta de Pinheiro), Dayvison Juan (Santa Rita), Elizeu Sousa (São domingos do Maranhão), Glen Soares (Açailândia), Joaquim Soeiro (Axixá), Jorge Coelho (Buriti Bravo) e Sandra Serrão (Pinheiro).
Prestigiaram o congresso, técnicos, árbitros, professores, coordenadores de esportes de escolas de São Luís e funcionários da Sedel. Entre os presentes Antônio Carlos Silva, da Seduc-Sape; Israel Silva, da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej) de Timon; Jasson Lago, da Semed de São Luís; Josinaldo Pinho (presidente da Federação Maranhense de Skate); Júlio Monteiro (presidente da Federação Maranhense de Natação); Lidiane CBLuz (Colégio Marista Araçagi); e José Henrique de Azevedo – Mangueirão (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Maranhão APAE/MA).

