Em Buriti, prefeitura realiza mutirão de tracoma

A Prefeitura Municipal de Buriti, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), está realizando desde do ultimo sábado um mutirão de combate ao tracoma. Segundo o secretário de saúde Fred Lobato, só neste sábado serão atendidos mais 500 (quinhentos) paciente e na próxima quarta-feira (02) e outras 600 (seiscentos0 pessoas passarão por exames. 

12308718_1004300336259781_4258325307856887504_n

Os atendimentos estão sendo realizados nas escolas Carmem Costa e Governador Archer e nossa meta é atender 1100 (mil e cem) pessoas. Para que isso possa acontecer, primeiro tive o aval e o apoio do prefeito Rafael Mesquita para contratar os oftalmologistas. Depois fiz o chamamento da equipe de saúde para organizar o mutirão”, disse o secretário Fred.

“O tracoma é uma doença causada por uma bactéria que se não for tratada, com o passar do tempo, pode prejudicar a visão.As pessoas que apresentaram os sintomas serão visitadas pela equipe da secretaria de saúde e receberão tratamento junto com seus familiares. Os principais sintomas da doença são coceira, ardência, vermelhidão, secreção e sensibilidade a luz. Em estado avançado a tracoma pode até causar cegueira. É uma doença contagiosa por meio de contato com a bactéria e está relacionada com a higiene. Alguém que tem a doença, coça o olho e em seguida toca em um objeto sem lavar as mãos. A próxima pessoa a tocar nesse objeto e levar a mão ao olho poderá pegar a doença. A melhor maneira de prevenir o Tracoma é tomando alguns cuidados. Primeiramente procure sempre lavar com sabonete as mãos e o rosto várias vezes ao dia. Não coce os olhos e não utilize toalhas ou lenços de outras pessoas”, explicou Fred Lobato.

*Tracoma ou conjuntivite granulomatosa é uma doença oftálmica altamente contagiosa causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e que afeta a pálpebra, a córnea e a conjuntiva. Provoca fotofobia (aversão a luz), dor e lacrimejamento, podendo levar à cegueira.

Deixe uma resposta