Estudantes da rede municipal acompanham trabalhos da Câmara de Vereadores de São Luís

Acompanhar o funcionamento do Legislativo Municipal, conhecer as diversas repartições da casa, o trabalho dos vereadores e entender, na prática, como os projetos são discutidos e votados. Esse foi o propósito da visita do grêmio estudantil da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho) à Câmara Municipal de São Luís. A visita aconteceu na manhã desta segunda-feira (26) e faz parte do projeto “Zebina Valorizando Tesouros”, desenvolvido pela unidade escolar para representar os interesses dos estudantes, aumentar a participação nas atividades escolares e fortalecer a integração da escola com a comunidade local.

Estudantes da rede municipal acompanham trabalhos da Câmara de Vereadores.
Estudantes da rede municipal acompanham trabalhos da Câmara de Vereadores.

A atividade segue a diretriz do prefeito Edivaldo para a área educacional, proporcionando o empoderamento de todos os segmentos populacionais e contribuindo para a construção da cidadania de forma participativa. “Além de aprender sobre o significado das diversas instâncias do poder público, o desenvolvimento deste projeto contribui para conscientizar acerca da importância da democracia, da política e de que maneiras ela trabalha para atender à comunidade. A escola e seus educadores estão de parabéns pela iniciativa de incentivar experiências educacionais para além das salas de aula”, frisou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

PROJETO – O projeto “Zebina Valorizando Tesouros” foi desenvolvido a partir da participação da professora Kenia Machado Maia, de 38 anos, no programa Missão Pedagógica no Parlamento. Em setembro, Kenia foi uma das professoras escolhidas para representar o Maranhão na 5ª edição do programa em Brasília e, a partir do projeto desenvolvido na escola do Tibirizinho, está compartilhando com os estudantes o aprendizado recebido. A visita foi antecedida de pesquisas sobre o papel dos vereadores em uma cidade, a atuação dos parlamentares e os projetos de lei já aprovados para a cidade. Como parte do projeto, as crianças entregaram aos vereadores uma carta elaborada por eles próprios, contendo as solicitações da comunidade. “A entrega desta carta é parte dos trabalhos desenvolvidos com as crianças do grêmio estudantil e uma etapa da Missão Pedagógica no Parlamento. É uma maneira de complementar o projeto, por em prática os temas discutidos na escola e mostrar para as crianças que elas também têm papel importante na sociedade”, explicou a professora Kenia Machado Maia.

VISITA – O vice-presidente da comissão de Educação, vereador João Pavão Filho, foi um dos parlamentares que recebeu os estudantes. Ele presenteou as crianças com o livro “Leis Municipais: conheça seus direitos e exerça sua cidadania”, de autoria do próprio vereador. “É muito importante para essas crianças experimentar atividades da gestão pública, acompanhando as autoridades municipais e conhecendo um pouco do universo político e administrativo da cidade,” assinalou o vereador. A participação das crianças chamou a atenção dos funcionários e foi motivo de agradecimento também por parte do vereador José Joaquim. “A visita das crianças alegrou nossa manhã. Acredito que elas tenham aprendido um pouco sobre qual a função da Câmara e o que faz um vereador. Espero que nós possamos ser exemplos de um bom parlamento para eles e que no retorno à escola, elas dividam as experiências com os colegas”, disse.

A turma demonstrou ter aprendido bem a lição. “Os vereadores podem usar o seu mandato para contribuir muito com a cidade. A visita foi legal porque pudemos conhecer o trabalho deles e ainda conversar sobre o que queremos para o nosso bairro”, comentou André Lucas da Costa Silva, 12 anos, estudante do 5º ano da U.E.B. Zebina Eugênia Costa. Jeniffer Lorrane Sousa dos Santos, 9 anos, estudante do 4º ano da escola, disse que não se deve ter idade para acompanhar e participar dos acontecimentos da cidade. “É importante que toda a população acompanhe e participe, independente da idade, assim podemos todos colaborar para ter uma cidade cada vez melhor’, avaliou a menina.

Deixe uma resposta