A prefeita Vete Botelho se reuniu no seu gabinete, na tarde de ontem terça-feira (20), com o diretor administrativo do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFC), Dilton Carvalho, e com Leila Raquel, gerente de contratos do consórcio. Também participaram da reunião o vice-prefeito Francisco Bosco e o engenheiro Anderson Gomes Pereira. Na pauta, eles discutiram sobre os últimos entraves burocráticos que restam para que possa sar início à construção do Hospital Municipal de Itinga do Maranhão.
Dilton Carvalho deixou claro que a Vale está demorando em atender a demanda dos municípios que fazem parte do COMEFC, mas no caso do projeto que prevê a construção do Hospital de Itinga resta apenas um documento para que obra comece a ser licitada. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde deve expedir uma certidão apontando que não vê impedimentos na construção do hospital nesta parceria entre a Prefeitura, a Vale e o COMEFC.
A prefeita Vete está otimista e garante que a próxima semana será decisiva. “Esse hospital fará parte da regionalização, portanto estará embutido na rede de saúde do estado do Maranhão. Será um hospital de referência com 50 leitos, gerenciado pelo Governo do Estado. Estou muito confiante, pois os próximos dias são de definição. Eu acredito que depois da anuência expedida pela Secretária de Estado da Saúde, nós estaremos já no processo de assinar convênio com a Vale e pedir a Deus que até dezembro ou janeiro possamos dar ordem de serviço dessa obra tão esperada pela nossa comunidade” – disse a prefeita Vete.
MOBILIZAÇÂO – O diretor administrativo do COMEFC está visitando os municípios que integram o consórcio propondo união dos prefeitos para pressionar a Companhia Vale a acelerar a liberação dos recursos financeiros destinados aos projetos oriundos das cidades que compõem o Corredor Carajás.
