Itinga foi destaque na Agritec

O município de Itinga se destacou na Agritec – 1ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia, que aconteceu em Açailândia no último final de semana. A feira, que é parte de uma das ações do Governo do Estado para desenvolver a agricultura familiar no Maranhão, durante os três dias atraiu mais de 15 mil pessoas com a participação de vários municípios da regional, inclusive o município de Itinga, que teve os seus stands entre os mais visitados com a exposição de três setores distintos: Associação dos Produtores de Derivados de Leite do Paulistão, Associação do Polo Moveleiro de Itinga do Maranhão e Associação dos Artesãos de Itinga do Maranhão.

A Prefeitura de Itinga foi representada pelo Secretário Municipal de Agricultura, Lula Caldas, que coordenou toda a exposição das associações itinguenses durante os três dias da feira. Vale ressaltar, que o governador Flávio Dino e o Secretário de Agricultura do Estado, Márcio Honaiser, fizeram questão de visitar o stand e teceram grandes elogios à prefeita Vete e ao Secretário Lula pela organização no evento.

De acordo com a prefeita Vete, foi importantíssima a participação do município de Itinga na feira, “já que temos grande número de assentamentos e é grande nosso o interesse em incentivar a agricultura familiar, bem como o conhecimento de novas tecnologias aos nossos assentados”,  diz a prefeita.

Na Agritec de Açailândia, que também foi chamada de Feira do Cerrado Amazônico, porque reuniu agricultores familiares de 23 municípios do Cerrado Amazônico, os espaços de comercialização de produtos garantiram um volume de negócios de R$ 35.670.  O evento mexeu com a economia local. Os agricultores familiares negociaram produtos, como galinha, frutas, hortaliças, artesanato e derivados do coco babaçu; e comerciantes fornecedores de serviços e empresários da rede hoteleira também ganharam com o acontecimento inédito na região. Outros R$ 150 mil foram movimentados com o financiamento do Banco do Nordeste para os produtores de Açailândia investirem na produção de leite e derivados e na compra de uma ordenhadeira.

De acordo com o governador Flávio Dino, a realização da Agritec demonstra que a atenção com a agricultura familiar é fundamental para o desenvolvimento sustentável do estado. “Para haver desenvolvimento para todos é fundamental que, no Maranhão, cuidemos da agricultura familiar e do extrativismo, que são o caminho certo para incluir as pessoas no progresso, no desenvolvimento e no crescimento da economia”, afirmou.

Deixe uma resposta