Em Itinga, merendeiras recebem capacitação…

Periodicamente as merendeiras e serventes lotadas nas escolas municipais de Itinga do Maranhão passam por capacitação sob orientação da nutricionista do município. O objetivo é capacitar os servidores da rede municipal – serventes e merendeiras, por meio da reflexão, sensibilização dos participantes para uma nova visão deste profissional no contexto atual, desenvolvendo o gosto pelo trabalho, mexendo com a autoestima, oportunizando uma reflexão sobre o potencial de cada um e consequentemente, proporcionar melhor qualidade da Merenda Escolar servida aos alunos da rede municipal de ensino. 

O treinamento, oferecido pela nutricionista Rosilene David contou com a participação do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, que está sempre presente nas escolas fazendo o controle social. Segundo a nutricionista, além do conhecimento sobre o valor nutricional dos alimentos, o treinamento consiste no aprendizado de técnicas que podem servir para a melhoria das atividades as merendeiras nas escolas, através do conhecimento de novas técnicas de preparo de alimentos dentro dos princípios higiênico-sanitários, melhorando o desempenho no ambiente de trabalho e minimizando os riscos de contaminação microbiana dos alimentos, bem como garantindo o acesso dos alunos a alimentos seguros.

04De acordo com a prefeita Vete, as merendeiras de escolas têm um papel fundamental na qualidade da merenda que é oferecida aos alunos. “Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a merendeira pode ser capacitada para se tornar excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Ao preparar e servir a merenda, essa grande profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares” – diz a prefeita.

Deixe uma resposta