Com música, cultura e muita poesia, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início ao Seminário Interno da Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos (Saeja). O momento pedagógico tem por objetivo valorizar o educador da rede municipal de ensino, oferecendo atividades que contribuam para sua identidade na formação pessoal e profissional, bem como discutir os processos internos a fim de melhorar a qualidade dos fluxos de atendimento na educação.
O seminário, que aconteceu no auditório do Hotel Abevilleesta semana, reuniu professores, gestores, coordenadores e técnicos da área da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal. A atividade se integra à política do prefeito Edivaldo de valorização da educação. “Este evento funciona como espaço de troca de experiências e alinhamento de estratégias, tanto para a melhoria da qualidade do ensino de sala de aula quanto para um melhor atendimento ao público jovem, adulto e idoso”, afirmou o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
A abertura do evento contou com apresentações culturais organizadas pelos próprios educadores, como a poesia “Canção para os fonemas da alegria”, de Tiago Melo, declamada pela educadora Lêda Melo. O gestor da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rosália Freire, Josué Figueira, organizou um momento descontraído com dança e música, após o qual se seguiu o debate e articulação acerca dos programas e projetos na área da EJA. A palestra inicial foi proferida pela educadora Sheila Cristina Rocha. Ela apresentou uma proposta de metodologia de estímulo para educação com saberes relacionados à convivência em sociedade, com o mundo do trabalho e com questões relativas à cultura e à identidade.
