Escolas da rede municipal promovem desfiles alusivos à Semana da Pátria

Nas escolas da rede municipal de ensino, a semana foi de atividades alusivas à Semana da Pátria e ao aniversário de São Luís. Nesta sexta-feira (4), diversas unidades de ensino promoveram atividades nas comunidades vizinhas às escolas, expondo os trabalhos realizados durante a semana. A realização das comemorações da Semana da Pátria e do Dia da Raça em espaços próximos às unidades de ensino tem o objetivo de reforçar o papel social da escola, estreitando a sua integração com a comunidade.

A Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Governador Leonel Brizola, na Vila Luizão, reuniu aproximadamente 500 estudantes dos turnos matutino e vespertino para um grande desfile pelas ruas do bairro. O meio ambiente, a paz, a cultura e o aniversário de 403 anos de São Luís foram alguns dos temas de destaque do desfile, que também aproveitou a oportunidade para comemorar os dez anos de existência da unidade de ensino. Esta foi a primeira vez que a escola promoveu um desfile para a comunidade.

O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou os educadores e estudantes pelos trabalhos executados durante a semana e pelos eventos realizados. “Quero cumprimentar a cada educador e cada educadora que dedicou horas de seu tempo e seu trabalho em prol da educação de nossas crianças, transcendendo as fronteiras da sala de aula e criando, a partir das datas comemorativas, maneiras diferenciadas de transmitir conhecimento aos nossos estudantes. Parabenizo também os estudantes que se empenharam em aprender e executaram belos projetos”, disse o titular da Semed.

O desfile da UEB Leonel Brizola também contou com a presença do vereador Ivaldo Rodrigues, que e morador da Vila Luizão. Ele reforçou a importância da U.E.B. Leonel Brizola para a comunidade. “Este é um momento muito importante para a escola, que completa 10 anos. Ela é a primeira escola pública da região, e eu não poderia deixar de prestigiar, não só a instituição, mas toda a comunidade. Todos estão de parabéns pela linda festa”, disse o vereador.

DESFILE
Ao som do hino nacional, o desfile partiu da porta da U.E.B. Leonel Brizola, na Rua do Canavial, passando pela Avenida Principal da Vila Luizão, até chegar à praça do bairro. Para a gestora da escola, Solange Araújo, a Semana da Pátria representa um momento de resgate do sentimento de civismo. “Esse sentimento não pode ficar perdido, precisamos resgatar o nacionalismo, o amor à pátria, gerar isso no coração de nossas crianças e adolescentes”, declarou.

Ao longo do desfile, os pelotões de estudantes representaram a história da escola e suas conquistas. “Mostramos os troféus e medalhas conquistados em diversas competições, para que a comunidade do bairro saiba o que já conseguimos nesses dez anos”, explicou Arleia Gomes de Sousa Ribeiro, professora da sala de recursos da U.E.B. Leonel Brizola.

A estudante Amanda Santos Pereira, 14 anos, do 9º ano na U.E.B. Leonel Brizola, foi destaque na abertura do desfile, à frente do pelotão. “Toda a minha vida estudantil foi aqui, do 1º ao 9º ano. Gosto demais da escola e estou muito feliz em participar do desfile, pois até então a escola nunca havia organizado um. Toda a comunidade ganha,” comentou a jovem. Também no desfile, estava Cioneide da Conceição de Matos, acompanhando o filho Wesley de Matos, 9 anos, estudante do 4º ano. “Acho legal para as crianças. É uma novidade e estou gostando muito”, disse a dona de casa. O padeiro Davi Gomes, pai do pequeno Paulo Victor, de 6 anos (1º ano), se disse muito satisfeito com a iniciativa, e pediu que a escola continue a fazer desfiles ainda mais bonitos todos os anos. “Que bom que ainda tem gente que se importa com o país, que ainda não perdeu o sentimento de patriotismo”, finalizou.

PROJETOS
Na U.E.B. Mariana Pavão (Bequimão) o desfile teve por tema os mitos e lendas de São Luís. A atividade reuniu cerca de 50 crianças da escola. Saci Pererê e a lenda da serpente encantada foram alguns dos temas retratados pela criançada. Já na Unidade de Educação Básica Olívio Castelo Branco, o desfile foi a culminância de aspectos trabalhados durante toda a semana na escola. De maneira interdisciplinar, os educadores aproveitaram os hinos Nacional Brasileiro e o Louvação a São Luís para trabalhar conteúdos da alfabetização e do letramento. A programação incluiu ainda o preparo de comida típicas pelos próprios alunos, com a ajuda de professores. A atividade serviu para transmitir às crianças noções de matemática e raciocínio lógico, como as proporções entre os ingredientes.

Deixe uma resposta