Matadouro de Itinga não é de propriedade do município…

1e07f6c13c84f2016e422b93a484fe35-e1441284888357Diariamente nos deparamos com notícias jogadas na mídia sem nenhuma preocupação de conhecimento da realidade por parte do órgão responsável pela publicação como é o caso de recente matéria veiculada em um conhecido blog da capital maranhense, intitulada “Prefeitura de Itinga abandona matadouro e gado é abatido de forma clandestina”.

Na nota o blogueiro não mentiu quando diz que o matadouro foi interditado pelo Ministério Público após comprovação de más condições de funcionamento pelos órgãos competentes. Porém, não se trata de um Matadouro Público Municipal e gostaríamos de informar ao blogueiro, que com certeza não conhece a cidade de Itinga, o que realmente aconteceu.

A verdade sobre o matadouro – Em Itinga do Maranhão existiam não um, mais sim, dois matadouros, ambos de propriedade particular e fiscalizados pelos órgãos competentes a nível municipal e estadual. A falta de funcionamento dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária gerou a denúncia ao MP o que resultou na interdição dos dois matadouros, que agora terão que se adequar às normas exigidas pelos órgão competentes de fiscalização.

Um dos proprietários desistiu do empreendimento. Porém, o Sr. Romário Viana da Silva, que já trabalha na área a muitos anos, assumiu a responsabilidade de adequar o matadouro de sua propriedade, localizado às margens da BR-010. O primeiro passo do empresário foi contratar uma Consultoria para orientá-lo tanto sobre a parte burocrática quanto a construção do novo matadouro e desde então vem dando seguimento ao projeto.

A prefeita Vete Botelho determinou ao Secretário de Agricultura (Lula Caldas), que acompanhe e dê todo o suporte necessário para o andamento do projeto do novo matadouro, objetivando proporcionar à população a solução mais urgente possível do caso. Só a título de informação ao Sr. Neto Ferreira, a prefeita Vete, bem como sua família, sempre priorizou suas compras dentro do município de Itinga, já que aqui reside a mais de cinquenta anos, regra também válida para as despesas públicas, licitando empresas do município para fornecimento de tudo o que a Prefeitura de Itinga precisa, inclusive a merenda escolar, exceto produtos como medicamentos e outros do gênero, que por ventura não existam distribuidoras locais.

Quanto a suposta denúncia do blogueiro, de que o gado esteja sendo abatido clandestinamente, cabe a ele ou a quem tiver certeza do fato, torna-lo de conhecimento do Ministério Público, órgão competente e encarregado de tomar as medidas necessárias com relação ao assunto.

Deixe uma resposta