Estudantes da rede municipal participam de projeto de prevenção às drogas

Estudantes da rede municipal participam de projeto de prevenção às drogas
Estudantes da rede municipal participam de projeto de prevenção às drogas

Com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, 150 estudantes do 8º e 9º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Sá Valle, no Anill, participaram de uma palestra com o tema “Quem escolhe o seu caminho: você ou as drogas?”. A palestra, promovida pelo Ministério Público com o apoio da Prefeitura de São Luís, foi realizada na manhã desta sexta-feira (18) no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite.

O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância da atuação do Ministério Público e da disseminação de ações de prevenção entre os adolescentes. “O Ministério Público tem oferecido grandes contribuições para a rede municipal de ensino. Uma delas é este projeto, que dá aos adolescentes das nossas escolas subsídios para optar pelo melhor caminho. Munidos de informação e conscientes dos prejuízos das drogas, nosso educandos terão muito mais firmeza para se afastar delas”, disse o secretário Geraldo Castro Sobrinho.

A palestra foi ministrada pela titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena da capital. As implicações do consumo de drogas na vida familiar e social dos estudantes, além da criminalidade, foram alguns dos assuntos abordados na palestra. “Praticamente todos os crimes que vão a julgamento atualmente têm alguma ligação com o tráfico de drogas. Nossa intenção é disseminar conhecimento e aumentar o poder de escolha desses adolescentes, para que saibam fazer as melhores escolhas”, destacou a promotora.

PREMIAÇÃO – Para Silvia Pereira Carvalho, professora de Artes da U.E.B. Sá Valle, a palestra respaldou as informações repassadas constantemente pela escola aos adolescentes. “Sempre fazemos atividades de conscientização na escola, porque acreditamos que a informação inibe o interesse. O melhor é que, depois da palestra, esses estudantes serão multiplicadores do conhecimento adquirido para a comunidade onde eles vivem”, completou a professora. A programação do evento incluiu ainda o sorteio de livros doados pela biblioteca, realizado entre os estudantes que participaram de um miniconcurso de poesia e desenhos com o tema da campanha “Quem escolhe seu caminho? Você ou as Drogas?”. O estudante do 8º ano da U.E. B Sá Valle, Thalison Gabriel Faria Moraes, 13 anos, um dos vencedores do miniconcurso, fez um desenho ilustrando um menino que conseguiu “deixar as drogas e ir para o lado bom da vida”. “Estou muito feliz por meu desenho ter sido escolhido. O caminho das drogas não é bom, machuca não só o usuário como também faz a família sofrer”, disse.

A palestra contou também com a participação de alguns pais de estudantes. Rosa Marly Fonseca Silva, 45 anos, mãe de Alessandra e Alexandro Fonseca da Silva, contou que além das atividades desenvolvidas pela escola, o papel dos pais é fundamental para a formação dos filhos. “Esse trabalho é muito importante, pois ajuda nos ensinamentos que nós, pais, temos por obrigação passar dentro de casa”, disse.

SAIBA MAIS – A palestra com os estudantes da U.E.B. Sá Valle marca a retomada do projeto “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?” às escolas da rede pública municipal. Com o início do segundo semestre letivo, a intenção é estimular o debate nas escolas das redes municipal e estadual de ensino, promovendo, além de palestras educativas, concursos de poesias e de desenhos entre os estudantes, para fomentar a reflexão de forma lúdica e criativa acerca do tema. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de São Luís e tem ainda a parceria da Biblioteca Pública Benedito Leite, dos Alcoólicos Anônimos, da Pastoral da Sobriedade e da Secretaria Estadual da Juventude.

Deixe uma resposta