Realizada a IX Conferência Municipal da Assistência Social em Caxias

IX Conferência Municipal da Assistência Social em Caxias
IX Conferência Municipal da Assistência Social em Caxias

A IX Conferência Municipal da Assistência Social, convocada pelo Conselho Municipal de Assistência Social foi realizada nos dias 14 e 15 de Julho em Caxias. Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” tinha como objetivo, avaliar os 10 anos de Sistema Único de Assistência Social – SUAS (2005 – 2015) e propor diretrizes para o Plano Decenal 2016 – 2026. Estiveram presentes na Conferência a Secretaria de Assistência Social de Caxias, Fátima Liguori, Secretaria Adjunta de Assistência Social, Célia Salazar, Vice-Presidente do Conselho Estadual e Vereador, Jerônimo Ferreira. Na oportunidade, Jerônimo ministrou uma palestra explicando a Consolidação do SUAS rumo ao ano de 2026.

“Estamos comemorando 10 anos de implantação do SUAS. É de suma importância toda sociedade saber do que se trata a Assistência Social. E participar, claro. Vamos projetar o Plano Decenal 2016 – 2026 mais aprofundado. Menos técnico, mais prático.” Enfatizou, Jeronimo Ferreira

Na ocasião foram discutidas e avaliadas as estratégias para o enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios, também foi discutido o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS, além de avaliado as estratégias para o fortalecimento da partição e do controle social para gestão democrática. Na ocasião foram apresentadas as prioridades para o município e para o Estado e a União. Após votação, os delegados optaram por 15 propostas a nível municipal e 5 estadual.

No final da Conferência houve eleição para delegados. Os eleitos participarão da X Conferencia Estadual da Assistência Social.

Deixe uma resposta