Governo lança Feiras de Agricultura Familiar para levar conhecimento e tecnologia a pequenos produtores

Flávio Dino ao lado Adelmo Soares no lançamento da Agritec em solenidade no auditório do Palácio dos Leões.
Flávio Dino ao lado Adelmo Soares no lançamento da Agritec em solenidade no auditório do Palácio dos Leões.

O agricultor familiar vai ter a oportunidade de conhecer e ter acesso às tecnologias que impulsionarão o desenvolvimento da produção maranhense nos próximos anos. O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (14), a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) que terá edições realizadas nas regiões Tocantina, dos Cocais, da Baixada e Vale do Mearim, a partir do segundo semestre. São Bento, Açailândia, Caxias e Bacabal serão as primeiras cidades a sediar edições da Feira Agrotecnológica. O objetivo da Agritec é justamente criar espaços para a troca de experiências e a ampliação de conhecimentos tecnológicos no âmbito da agricultura familiar para benefício do produtor maranhense.

As Feiras integram um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado. “Com o desenvolvimento de vocações e potenciais regionais dos produtores do Maranhão há uma mudança significativa para um autêntico ciclo de prosperidade no setor produtivo”, afirmou o governador Flávio Dino.

A troca de experiências, assistência técnica e fomento à produção são algumas das ações prioritárias Governo do Maranhão em prol dos agricultores e produtores rurais.“Elas serão como vitrines tecnológicas e espaços para integração entre agricultores, poder público e instituições, o que aumenta o otimismo para o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura Familiar Adelmo Soares.

Por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Sebrae, as Feiras serão realizadas em agosto, na cidade de São Bento; em outubro, no município de Açailândia; em novembro, em Caxias e em dezembro, na cidade de Bacabal.

Mais ações –Além das Feiras, serão implantados os “Sisteminhas” nos 30 municípios do ‘Mais IDH’ para incentivar a produção familiar e também serão criadas as ‘Bibliotecas Rurais’ nos municípios mais pobres do estado. Para o setor, está prevista a implantação de 30 Unidades de Referência Tecnológica (URT) com o objetivo de aumentar a produtividade nos municípios; além da ampliação do acesso às linhas de créditos fundiários aos produtores rurais e a criação do Programa de Análise do Solo.

Estavam presentes no Lançamento da Feira Agrotecnológica, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho; o presidente da Embrapa-Cocais, Valdemício Ferreira; o superintendente do Sebrae, João Martins; os prefeitos Léo Coutinho (Caxias), José Alberto (Bacabal) e Carrinho (São Bento); os secretários estaduais Adelmo Soares (Agricultura Familiar), Marcelo Coelho (Meio Ambiente), Márcio Honaiser (Agricultura e Pecuária,) Robson Paz (Comunicação Social); o delegado do Movimento Agrário, Vicente Carlos; o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Jobert Silva; representantes da Agerp, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Iterma e representantes dos sindicatos e associações de trabalhadores rurais.

Deixe uma resposta