
Na última sexta-feira (19), o deputado estadual Rafael Leitoa acompanhou o secretário estadual de administração penitenciária, Murilo Andrade em visita a Timon. O objetivo da visita foi conhecer o Sistema Penitenciário. O parlamentar aproveitou a visita não só para mostrar, mas citar ao secretário soluções para as necessidades que o município tem neste setor. Algumas destas são o Centro de Detenção Provisória no povoado Maracujá e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).
Como resultado, a visita possibilitou conquistas para o município, como a previsão para conclusão das obras do Centro de Detenção Provisória, que deveria ter sido entregue em junho do ano passado, mas por falta de recursos a obra foi interrompida. O secretário, por sua vez, garantiu que a obra será entregue em dezembro.
Outra conquista foi da ampliação do local onde funciona o método APAC, que se dedica à recuperação e reintegração social dos apenados. Atualmente, o local permite a ressocialização de 39 presos, mas de imediato este número será ampliado para 80. Ainda foi garantida a construção de uma sede própria, o qual a prefeitura de Timon doou o terreno para acelerar ainda mais o processo. O juiz da Terceira Vara Criminal, José Elismar Marques, acredita que “haverá melhorias e Timon recebeu garantias que confiamos que serão cumpridas”.
“Tivemos vários encaminhamentos feitos aqui, nos próximos meses teremos mudanças proveitosas, que com toda certeza mudarão a questão penitenciária no município”, afirmou Murilo Andrade de Oliveira, secretário estadual de Administração Penitenciária.
O deputado Rafael Leitoa providenciou também uma reunião com todos os responsáveis pela segurança, no Fórum da cidade, onde foram feitas diversas solicitações. Muitas atendidas de imediato, tais como um raio-x tipo esteira para alimentos, um carro de apoio para Penitenciária Jorge Vieira, para audiências e 200 tornozeleiras eletrônicas.
“Aqui foram feitos alguns compromissos importantes, para o sistema prisional e até mesmo de segurança do município. São elementos que irão nos ajudar muito, com isso teremos melhorias significativas para Timon”, finalizou o deputado Rafael Leitoa.
