Município de São Luís firma data para aprovação do texto final do Plano Municipal de Educação

O texto final do Plano Municipal de Educação de São Luís (PME) será aprovado na instância do Fórum Municipal de Educação no dia 27 de maio. A realização do colóquio para a conclusão do documento foi assegurada por ampla maioria de votos em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (21), no auditório Reis Perdigão, na sede da Prefeitura de São Luís. Os representantes do Fórum também garantiram a realização da Conferência Municipal de Educação em 2016.

O texto final do Plano Municipal de Educação de São Luís (PME) será aprovado na instância do Fórum Municipal de Educação no dia 27 de maio
O texto final do Plano Municipal de Educação de São Luís (PME) será aprovado na instância do Fórum Municipal de Educação no dia 27 de maio.

Na condição de coordenador do Fórum Municipal de Educação, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, conduziu a reunião e dialogou sobre a importância dos debates já realizados acerca do documento, que fixa metas e estratégias para a educação de São Luís por um período de dez anos. “O Plano Municipal de Educação foi construído a partir de um processo democrático. Assim, é imprescindível que ele seja concluído a partir de um processo de igual representatividade, garantindo a sua legitimação plena”, disse Geraldo Castro.

CONTRIBUIÇÕES – Visando garantir a máxima representatividade e consolidar o processo democrático de construção do PME, o documento permanecerá disponível para consulta no site da Prefeitura de São Luís até a data de realização do Colóquio. As últimas contribuições poderão ser enviadas para o e-mail fmesaoluis@gmail.com, até às 18h do dia 25 de maio.

As sugestões recebidas por via eletrônica até esta data serão sistematizadas pela comissão executiva do Fórum e submetidas a votação durante o evento. O documento final será encaminhado para a Câmara de Vereadores de São Luís para votação e, posteriormente, para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Após a conclusão da versão preliminar do PME, em março de 2014, o documento foi disponibilizado para consulta pública. O objetivo era permitir que o máximo de instituições somasse suas contribuições. Após esta etapa, foi feita a revisão do material, já com a adição das novas contribuições e a adequação necessária aos planos Estadual e Nacional de Educação. O processo, que levou cerca de dois meses, foi concluído por meio de reuniões sistemáticas realizadas na creche Maria de Jesus Carvalho (Camboa).

Na última segunda-feira (18), a conclusão da revisão do PME foi oficializada durante o seminário “A importância do Plano Municipal de Educação na construção da política educacional de qualidade social”. O evento foi realizado no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), reunindo representantes do poder público e da sociedade civil e contou também com a presença do coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho.

Deixe uma resposta