Prefeitura realiza Mesa de Diálogos sobre Autismo

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou esta semana uma mesa de diálogo sobre Autismo. O evento, que aconteceu no auditório do Centro de Ciências Sociais da UFMA, reuniu cerca de 150 pessoas, entre professores da rede municipal, estudantes, professores universitários e especialistas na área. A atividade é parte da programação da Prefeitura de São Luís por ocasião do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril.

Prefeitura realiza Mesa de Diálogos sobre Autismo. Evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas
Prefeitura realiza Mesa de Diálogos sobre Autismo. Evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a relevância da atividade, na perspectiva da Educação Inclusiva. “Ações como essa fortalecem o trabalho da Prefeitura de São Luís, que nos últimos anos investiu na abertura de novas salas de recursos nas escolas do Município e tem buscado parcerias para proporcionar aos alunos da rede um ambiente mais acolhedor, onde aluno e professor tenham condições de desenvolver melhor suas habilidades”, declarou.

INCLUSÃO

A mesa de diálogo contou também com depoimentos de estudantes autistas. Lucas Araújo, 18, que cursa o 3º período de História na UFMA, conversou com os presentes sobre a sua trajetória. Ele contou que só começou a falar por volta dos cinco anos, mas que aos três já conseguia estudar. “Sofri muito bullying, especialmente no Ensino Médio. Às vezes fico repetindo uma ação por dez, vinte vezes. Tenho dificuldades de fazer amigos, mas meus estudos nunca foram prejudicados”, contou.

O objetivo do evento foi desmistificar o tema e responder questionamentos de profissionais da área de Educação. Durante a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de discutir aspectos relativos ao autismo, como o diagnóstico, a política de atendimento aos estudantes nessas condições e ouviram também relatos de atendimento educacional a estudantes com autismo.

Estavam presentes a superintendente da área de Educação Especial da Semed, Dalvina Amorim Ayres; a chefe do departamento de Educação II da UFMA, Lindalva Martins; a professora, pesquisadora e especialista em autismo, Maria da Piedade Oliveira Araújo; o vice-presidente da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), Cláudio Viegas; a fonoaudióloga Luciana Fonseca, representando a supervisora da área de Educação Especial do Estado do Maranhão, Rosane Ferreira.

Deixe uma resposta