
Como bem se sabe, o problema da miséria no Maranhão é uma penosa realidade que assola milhões de pessoas pelos quatro cantos do Estado, tornando esse quadro um gigantesco desafio para a gestão pública. Há tempos que se ouve promessas por parte de vários governantes, que em suas gestões a pobreza será extirpada, a desigualdade desaparecerá e todos terão direito à saúde, à educação, ao trabalho e à segurança. Porém, os índices, as pesquisas, as reportagens mostram uma dura realidade bem diferente desse fantástico mundo pregado nas promessas de inconsequentes demagogos.
Erradicar a miséria é uma promessa muito difícil de se realizar sem um planejamento inteligente, forte e que esteja dentro do universo real de execução por parte dos governantes. Como o próprio significado da palavra diz: Erradicar – Retirar pela raiz; Causar o desaparecimento de; Extinguir, subtrair a miséria do quadro social do Maranhão não será uma tarefa fácil, mas com programas de políticas adequadas, é possível o desenvolvimento de um trabalho digno e grandioso que além de trazer inúmeros benefícios para várias famílias em situação de miséria extrema, ainda sirva de modelo para outros Estados da nação.
Em visita a uma família do bairro Jota Lima em São José de Ribamar, o Deputado Wellington do Curso, esteve cara a cara com a dura realidade vivida por várias famílias da localidade e relatou sua profunda tristeza e indignação: “fiquei completamente entristecido com as condições precárias e desumanas nas quais vivem aquela população. Grande parte das casas não têm banheiro, as cozinhas em péssimas condições e sem fogão. Os alimentos são feitos num fogareiro a carvão. Especificamente em uma casa que entrei, o almoço a ser dividido entre três adultos, oito crianças e um autista de 18 anos, era uma sopa de macarrão sem temperos, com oito pés de galinha e dois pescoços, o que me revoltou profundamente.”
Uma das melhores formas de observar e sentir os danos incalculáveis causados pela miséria na vida de um ser humano, é ter contato direto com essa realidade, nesse aspecto, o Deputado Wellington vem se mostrando focado e comprometido na luta pela erradicação da miséria no Maranhão, disposto a enfrentar os desafios que precisarão ser superados, ele garante “A pobreza não pode ser uma herança, muito menos uma condição de vida, como vemos hoje. Isso mancha os princípios de humanidade. A superação real da miséria se dará quando ,de fato, as famílias tiverem pleno direito à educação, ao trabalho de forma digna e autonomia em relação às suas escolhas de vida. Não podemos mudar o mundo e acabar com a miséria subitamente, mas muito me doeu ver essa triste realidade, pois já passei fome e sei o quanto dói. Alguma política pública articularei, e conto com a contribuição de todos vocês da sociedade civil, pois o NOSSO mandato é em defesa de todos, e em favor das minorias. Todos nós somos responsáveis.”
