
O vereador Fábio Câmara (PMDB) propôs que a Câmara Municipal de São Luís faça uma audiência pública para debater com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), a instalação de hidrômetros na capital maranhense. A matéria deve entrar na pauta de votações da próxima semana.
O parlamentar peemedebista afirmou que resolveu apresentar a proposta na Casa, depois que o programa ‘Fantástico’, da Rede Globo, mostrou uma reportagem onde hidrômetros registravam ar em vez de água, gerando gastos inexistentes aos consumidores de São Paulo.
“Lá em São Paulo a Sabesp [empresa que administra o sistema de água] admitiu o problema. Aqui em São Luís precisamos detectar o quanto antes para os consumidores não venha pagar por ar em vez de água, gerando com isso, gastos inexistentes”, declarou.
Segundo o vereador Fábio Câmara, um debate amplo sobre o assunto é necessário por que uma das propostas da Caema para combater o desperdício de água é justamente a instalação de 130 mil hidrômetros na cidade.
“Não somos contra a Caema em combater o desperdício de água. Pelo contrário, somos a favor, ainda mais no atual momento de crise hídrica com reservatórios registrando um volume de agua abaixo da media. A nossa preocupação é outra. Diz respeito na instalação do hidrômetro [aparelho que registra o consumo de água]. O equipamento vai passar segurança? Além disso, quem vai garantir que o aparelho não marcará um gasto que não venha existir? São esses os nossos questionamentos”, acrescentou o parlamentar.
O argumento do vereador utilizado na justificativa para propor a audiência pública é que o serviço de água e esgoto em São Luís é uma concessão do Município ao Estado.
