Ricardo Rios ressalta importância da implantação do Projeto Diques da Baixada

A implantação do Projeto Diques da Baixada Maranhense foi destacada na Assembleia Legislativa pelo deputado Ricardo Rios (PEN). O parlamentar registrou na tribuna que procurou a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) na semana passada, para verificar como está o andamento do Projeto.

Ricardo Rios (PEN)
Ricardo Rios (PEN)

Durante a visita, Ricardo Rios conversou com Hosana de Freitas, que responde interinamente pela superintendência da CODEVASF no Maranhão e foi informado de que está sendo finalizado o Projeto de Engenharia, por meio de licitação, que deve ficar pronto até junho deste ano. Este será o primeiro grande passo antes que as obras tenham início.

Em seu pronunciamento o deputado explicou como os Diques, depois de concluídos, irão beneficiar mais de 260 mil pessoas em 11 municípios localizados na região da baixada. 

– “O projeto Diques da Baixada, que esperamos ver concluído o mais breve possível, prevê a construção de 71 km com uma altura de dois metros para conter a entrada da água salgada nos nossos campos. Isso para que, durante o período de seis meses, a água doce fique armazenada ali e com isso viabilize projetos de pecuária, agricultura, piscicultura e também evite o problema de enchente, que deixa milhares de moradores desabrigados como muitos sabem”, afirmou. 

Sobre os benefícios para pesca, Ricardo Rios explica que com a execução do projeto, esse setor poderá ser explorado durante o ano todo. “Hoje em dia, devido às águas fujonas, como são conhecidas, a pesca naquela região é sazonal e, depois da construção desse projeto de diques na Baixada, passará a ser permanente”, explicou. 

Diante de todos os benefícios expostos, o parlamentar conclamou os demais colegas deputados para juntos com ele se engajarem na luta em prol do projeto. “Peço o empenho de cada parlamentar para essa causa, que é muito importante não só para nossa Baixada, mas para todo o Estado. É necessário também envolver a nossa Bancada Federal para que esse projeto seja discutido e cobrado a fim de que seja realmente implementado”, finalizou.

Deixe uma resposta