Vice-presidente da Câmara vai relatar pedido de informações de Rubens Jr

O deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Câmara dos Deputados, vai relatar o pedido de informações do vice-líder do PCdoB Rubens Pereira Jr (MA) ao Ministério de Minas e Energia e Petrobras a respeito do cancelamento da construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira. Em seu primeiro dia de trabalho como deputado federal, Rubens Jr apresentou um requerimento para ter acesso ao estudo técnico de viabilidade econômica e à ata da reunião do Conselho da Petrobras que definiram que não será mais construída a refinaria. O parlamentar também pediu acesso aos mesmos materiais que embasaram a decisão da empresa de construir a refinaria.

Waldir Maranhão será o responsável na Mesa Diretora por relatar o pedido. “A perspectiva de construção de uma refinaria da Petrobras no Maranhão mexeu com as expectativas de milhões de trabalhadores e de milhares de empresários”, afirmou Rubens Jr. “A população maranhense merece esclarecimentos sobre a decisão de interromper esse projeto”.

Rubens Jr ainda pediu informações à estatal sobre o destino do terreno da empresa, que recebeu obras de terraplanagem e de adaptação em valor superior a R$ 1,5 bilhão. Rubens Jr também questiona a estatal sobre o valor repassado ao estado a título de compensação ambiental pela obra. O deputado federal afirma esperar que todos os elementos que envolvem a obra sejam esclarecidos, inclusive suspeitas de corrupção que estariam sendo investigados na Operação Lava Jato, como recentemente foi noticiado pela imprensa.

Bacabeira é uma das prioridades da bancada maranhense

O debate sobre Bacabeira também marcou a primeira reunião da bancada maranhense na Câmara dos Deputados. “O projeto da refinaria é importante não só ao município, mas ao Maranhão”, afirmou o prefeito de Bacabeira, Alan (PTB), que esteve presente à reunião na última semana. Ele destacou a posição geográfica da cidade. “É próxima à rodovia federal, a duas rodovias e à baia de São Marcos”, afirmou.

A bancada debateu a possibilidade de pedir uma audiência no Ministério de Minas e Energia. “Quero me agregar a qualquer movimentação que a bancada fizer para esclarecer a questão da refinaria”, afirmou o senador Roberto Rocha (PSB), que esteve presente à reunião na Câmara.

Deixe uma resposta