
O secretário municipal de Saúde de Santa Rita, Uthan Avelino de Jesus Carvalho, que recebeu ‘superpoderes’ do prefeito de Santa Rita, Antônio Cândido Ribeiro, o Tim (PRB) para movimentar todas as contas da Prefeitura do Município fez doação à campanha do deputado federal Zé Carlos (PT), nas eleições de 2014. As informações estão disponíveis ao público no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br).
O que chama atenção nisso, não é o valor da doação, mas, a relação entre financiador e candidato. A contribuição feita pelo auxiliar de Tim ao deputado petista foi no dia 4 de agosto de 2014, com valor “estimado” de R$ 4 mil.
Considerado o homem-forte da prefeitura de Santa Rita, Uthan Avelino tem forte ligação com o agiota Josival Cavalcanti da Silva, mais conhecido como Pacovan, investigado pela Operação Usura, deflagrada em 2011 pela Polícia Federal.
Uthan não tem muita experiência com gestão pública. Em 2005, por exemplo, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) julgou irregular sua prestação de contas, referente ao exercício financeiro de 2003, ano no qual exercia a presidência da Câmara de Santa Rita. Além disso, ele tem nas costas extensa lista de processos, condenações e investigações judiciais, dentre outros processos.
