Rádio Timbira estreia nova programação e democratiza informação

Uma das prioridades na política de comunicação do Governo Flávio Dino, a Rádio Timbira AM inaugura nova grade de programação nesta segunda-feira (09). Após passar por amplo processo de reestruturação e revitalização que compreende mudanças no quadro técnico e operacional, a Rádio Timbira prioriza a comunicação democrática e pública.

O governador Flávio Dino ressalta que a democratização da informação é necessária para que aconteça de forma singular a liberdade de expressão. “Precisamos garantir a pluralidade dos meios de expressão para todos e não apenas que alguns tenham vozes. A rádio é um meio de comunicação amplo e que a população pode ter acesso facilmente. O governo está investindo na Timbira como uma extensão da voz do povo”, afirmou o governador.

Fundada em 1941, a 1290 Khz tem o desafio de democratizar a informação no Maranhão. “A reestruturação da Rádio Timbira é mais um compromisso do governador Flávio Dino com a população maranhense. Um passo importante para fortalecermos a comunicação pública no Estado e estabelecermos diálogo permanente com a população”, explicou o secretário de Estado de Comunicação Social, Robson Paz.

Para alcançar essa função social, a nova programação prioriza a participação direta dos ouvintes construindo um ambiente mais democrático, transparente e com cidadania na comunicação do Estado. “É com este objetivo que teremos a emissora a serviço da população para assegurar o direito à informação com credibilidade, prestação de serviços e muita interatividade”, completou o secretário. Essa diretriz é facilmente percebida no novo slogan da rádio: ‘Timbira: A rádio de todos nós’.

Segundo o diretor-geral da rádio, Darlan Andrade, a emissora oficial do Estado se tornou ao longo de 71 anos de existência, um patrimônio do povo maranhense. Ele disse que antes do veículo se tornar uma simples voz da assessoria do governo, ela cumpria papéis de suma importância para a sociedade maranhense e afirmou que talvez o maior deles tenham sido aproximar as pessoas e levar a informação aos quatro cantos do Maranhão, o que voltará a acontecer após a reestruturação feita pela atual gestão.

“A Rádio Timbira hoje é, definitivamente, uma rádio estatal e sua história precisa ser respeitada. Ser chamada de pública foi uma estratégia utilizada pelo governo anterior para confundir a sociedade como forma de maximizar o papel de sua comunicação, quando, na verdade, a rádio trabalhava apenas como difusora das ideias governamentais. O povo não podia sequer participar da programação da emissora. Agora, com a determinação do governador, vamos tornar a rádio uma referência em comunicação pública no estado do Maranhão, estabelecendo um modelo de emissora pública consistente, plural e interativa”, frisou Darlan Andrade.

Novidades na rádio
A nova programação da Rádio Timbira – pioneira do estado, e hoje a única emissora do Maranhão na Rede Nacional de Rádio, sistema EBC do Governo Federal – exibirá uma vasta grade de segunda a domingo, com jornalismo trazendo informações locais, nacionais e até internacionais, esportes, cultura, música, debates, entrevistas, além de muita interação com o ouvinte que poderá participar dos programas, por meio de perguntas, sugestões e críticas.

A rádio pública do Maranhão, que pode ser ouvida em tempo real na internet, e em plataformas móveis, vai proporcionar uma informação isenta, rigorosa, plural e contextualizada, que garanta a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos sob a visão jornalística.

Para Andrade, a principal missão da Rádio Timbira será preservar os valores essenciais à construção de uma comunicação democrática e popular. “Queremos a aproximação máxima da sociedade, além de promover com a nossa programação, o acesso ao conhecimento e à aquisição de saberes, assim como o fortalecimento do sentido crítico do público. Seguindo este pensamento, elaboramos uma programação que busque dar à rádio o seu verdadeiro caráter público, amarrado à verdade e à informação de responsabilidade”, relatou o diretor-geral.

Sobre isso, o governador Flávio Dino ressalta que o modelo adotado privilegia a comunicação pública como forma de consolidar a consciência cidadã. “A Timbira é um patrimônio do povo do Maranhão. O nosso compromisso, que estamos concretizando, é ter uma equipe adequada, investir em equipamento, para que a Rádio Timbira seja a voz do governo que está procurando atender a todos os maranhenses com justiça, com decência e com dignidade, consolidando uma consciência cidadã desse novo momento do Maranhão”.

Deixe uma resposta