A deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) disse nesta terça-feira (3) que há um sentimento de frustração em toda a população maranhense com o anúncio da Petrobras de desistência do projeto de construção da refinaria Premium I, em Bacabeira, na região metropolitana de São Luís. Além disso, a parlamentar relatou prejuízos no setor econômico local.
“São investimentos imobiliários já em execução, a chegada de grandes empresas e toda uma estrutura que foi montada para receber o empreendimento. Agora vem esta frustração geral”, destacou Gama.
O anúncio da construção da refinaria, que foi feito em 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, levou muitos empreendedores a migrar para a cidade, distante 50 quilômetros de São Luís, para investir em restaurantes, pousadas, hotéis e imóveis para aluguel.
Já a Petrobras chegou a investir R$ 1,5 bilhão em terraplanagem, na construção de canais perimetrais, canteiros de obras e pontes de acesso, licenças de tecnologia adquiridas para construção das unidades, em projetos básicos, e no pré-detalhamento com definição de quantitativos e estudos ambientais .
Eliziane também está preocupada com o dano ambiental causado com o início do empreendimento. A deputada disse que é preciso que as bancadas do Maranhão e do Ceará (que também teve um projeto de refinaria encerrado) se articulem para debater o caso e buscar soluções.
