Governo dialoga sobre direitos humanos com organização internacional

Representantes da Organização Não Governamental (ONG) internacional Human Rights Watch (HRW) estão no Brasil elaborando relatórios sobre os direitos humanos no sistema carcerário do país. Nesta semana, eles conheceram o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, e visitaram na quinta-feira (22), o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves.

Durante o encontro, membros da secretaria apresentaram aos representantes da ONG, que tem sede em Nova York, nos Estados Unidos, as medidas de intervenção que estão sendo planejadas para garantir o acesso aos direitos humanos plenos dos detentos. Entre as medidas apresentadas está o fortalecimento do Comitê Estadual de Combate à Tortura.

Além disso, existe a proposta de criação de um sistema de monitoramento dos locais de privação de liberdade, a regularização do convênio com o Programa de Proteção à Testemunha e o aperfeiçoamento das ouvidorias. De acordo com Francisco Gonçalves, a implantação da Superintendência de Combate à Violência Institucional na secretaria de Direitos Humanos é uma das ações positivas que já podem ser contabilizadas.

“Estabeleceremos uma mesa de diálogo permanente com os órgãos envolvidos com a questão do sistema carcerário a fim de firmamos um compromisso mútuo. Para nortear as ações, contaremos ainda com os pareceres da ONG sobre o atual cenário do sistema carcerário nacional”, analisou o secretário Francisco Gonçalves.

A diretora da ONG Humans Right Watch Brasil, Maria Laura Canineu, afirmou que a organização está aberta ao diálogo. “Mesmo em pouco tempo, já percebemos que alguns avanços estão sendo conquistados. Temos muitas expectativas com essa gestão. Continuaremos com nosso trabalho de monitoramento e estamos à disposição para a interlocução e para compartilhar os relatórios”, disse.

O encontro contou ainda com a participação de membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDDH) e da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).

Deixe uma resposta